Conteúdo oferecido por

Investi em LCI e LCA, o que acontece caso o banco quebre?

Saiba porque essas aplicações são mais rentáveis e tão seguras quanto a poupança

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Em 2015, a poupança teve seu pior resultado anual desde 2002. A rentabilidade foi de 8,15%, enquanto a inflação chegou a 10,67%. Isso significa que a rentabilidade real da poupança foi de apenas 2,28%. Por isso, não é difícil entender porque muitas pessoas estão buscando investir em produtos mais rentáveis, como as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), que rendem até 75% mais que a poupança.

Uma das questões que impedem as pessoas de aplicar em outros investimentos, é porque elas consideram a poupança um investimento mais seguro e desconhece que existem outras opções tão seguras quanto.

A LCI e LCA contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para investimentos de até R$ 250.000. Isso significa que o dinheiro do investidor está seguro, mesmo que o banco venha a falência e desde que respeite esse limite.

De acordo com o FGC, a resolução 4.222 de 23/05 de 2013, menciona que o pagamento da garantia deve ser efetuado em até 3 dias úteis após a decreto de regime especial, cabendo ao FGC executar o pagamento dos investimentos. E você nem precisa entrar na justiça para solicitar o ressarcimento, pois toda operação de renda fixa é registrada na Cetip, que se comunica com o Banco Central. Assim, o FGC já saberá a quem e quanto indenizar.

Em seguida, o Banco Central irá então nomear as agências bancárias que atenderão os clientes. Você deve procurar o gerente com documentos em mãos e solicitar que esse dinheiro seja depositado em uma conta com o seu CPF. Simples e sem dor de cabeça.

Veja diversas possibilidades de aplicações muito mais rentáveis que a poupança em nosso comparador de renda fixa e escolha a melhor aplicação para você, clicando aqui.

Invista na maior corretora independente do Brasil, ABRA SUA CONTA AQUI