Investimento em Tesouro Direto pode ser usado para operar na Bolsa; entenda

Estratégia permite alavancar o patrimônio ao operar sem realizar novos desembolsos

Equipe InfoMoney

Publicidade

O investimento em Tesouro Direto também pode render ganhos nas operações de renda variável. Isso acontece porque os títulos públicos comprados pelo investidor podem ser usados como garantia nas operações em Bolsa e nos mercados futuros, permitindo o investimento sem, efetivamente, desembolsar novos recursos.

Na prática, a operação funciona como uma alavancagem do patrimônio. Mas é bom lembrar que, como toda operação em renda variável, existe o risco de perda, o que nesse caso significaria a venda do título público.

Para utilizar os títulos públicos em operações no mercado de renda variável, é preciso que os papéis sejam bloqueados em favor das câmaras da B3, a antiga BM&FBovespa. Para fazer esse trâmite, o cliente precisa instruir a instituição financeira na qual tem conta a realizar o bloqueio dos títulos públicos, e é a empresa quem acessa o ambiente do Tesouro Direto e conclui o processo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando o bloqueio é feito, o investidor não consegue mais resgatar ou transferir os papéis até que solicite o desbloqueio, mas continua dono dos títulos públicos. Somente são aceitas quantidades inteiras de títulos públicos – no ambiente do Tesouro Direto, o investidor pode realizar compras a partir da fração de 0,01 título.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.