Conheça o título público que desbancou o Tesouro IPCA+ como mais popular no Tesouro Direto

Tesouro Selic lidera as vendas e tem rendimento atrelado à taxa básica de juros, definida pelo Banco Central

Equipe InfoMoney

Publicidade

O ano de 2017 tem sido de importante mudança na composição dos títulos públicos mais populares dentro do programa do Tesouro Direto. Pela primeira vez em mais de dois anos, o Tesouro IPCA+ deixou de ser o produto mais procurado pelos investidores, cedendo espaço para o Tesouro Selic.

Dados divulgados pelo Tesouro Nacional mostram que as vendas do Tesouro Selic superaram o Tesouro IPCA+ pela primeira vez em março deste ano, quando chegou a R$ 1,15 bilhão em vendas e respondeu por 43,5% de todos os títulos públicos negociados naquele mês, bem acima dos 32,1% representados pelo Tesouro IPCA+.

Quando a análise é feita para o resultado acumulado no ano, o Tesouro Selic está na frente em termos de popularidade por uma pequena margem: 2,9 pontos porcentuais, assumindo a liderança com 37,7% das vendas em 2017, ante 34,8% do Tesouro IPCA+.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda que os números de 2017 mostrem um novo cenário para o Tesouro Selic, o Tesouro IPCA+ continua sendo o título público mais popular se considerar as vendas ao longo de todos os anos. O estoque dos papéis em circulação mostra que esse investimento responde por 49,4% de todas as vendas, bastante à frente do Tesouro Selic, que segue na segunda colocação, com 21,3%.

Como funcionam

O Tesouro Selic é considerado o título público ideal para perfis conservadores. O rendimento está totalmente atrelado à Taxa Selic, o que significa que esse papel sofre poucas oscilações caso o investidor precise do dinheiro e decida revender o título para o Tesouro Nacional antes da data de vencimento. Definida pelo Banco Central, a Taxa Selic está em 8,25% ao ano, com perspectiva de queda para os próximos meses.

Continua depois da publicidade

Quem investe no Tesouro IPCA+ tem a rentabilidade composta por uma taxa prefixada mais a variação do IPCA, que é o índice oficial de inflação. Na manhã de 27 de setembro, a plataforma do Tesouro Direto mostrava títulos públicos que pagavam taxas de 4,63% a 5,07% mais o IPCA, dependendo da data de vencimento escolhida. Levantamento produzido pelo Banco Central com o mercado mostra que a expectativa para o IPCA no acumulado deste ano gira em torno de 3%.

Os dois títulos públicos realizam o pagamento somente na data de vencimento. Caso o investidor decida vender antecipadamente, o Tesouro IPCA+ pode oferecer variações para cima ou para baixo nos preços, dependendo das condições de mercado.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.