Conheça todos os custos e taxas para investir no Tesouro Direto

Essa é uma das modalidades de investimento que mais crescem no Brasil nos últimos anos

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto é uma das modalidades de investimento que mais cresce no Brasil. São quase 1,5 milhão de investidores cadastrados, sendo mais de 500 mil deles com contas ativas. Esse é o programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional para pessoas físicas, o que significa que, na prática, os investidores emprestam dinheiro para o Governo e recebem o valor de volta com juros.

Para se ter uma ideia de como esse mercado evoluiu nos últimos anos, o estoque total investido em títulos públicos é de R$ 46,67 bilhões, sendo que há alguns anos, em 2010, esse montante era bem menor: R$ 4,65 bilhões. Para entender melhor o funcionamento desse mercado, selecionamos abaixo todos os custos e taxas envolvidos ao investir em Tesouro Direto:

– Taxa de custódia: essa é uma taxa cobrada pela B3, então é obrigatória para todo investidor, independentemente de qual instituição ele escolher para fazer as aplicações. A taxa de custódia tem como objetivo remunerar a B3 pelos serviços de guarda dos títulos, manutenção do sistema do Tesouro Direto e envio dos extratos mensais aos investidores.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O valor é de 0,3% ao ano sobre o valor aplicado, mas a cobrança é semestral, sempre no primeiro dia útil de janeiro ou de julho, ou quando o investidor receber juros semestrais, fizer resgates antecipados ou o título público chegar à data de vencimento.

– Taxa de administração: nem todos pagam essa taxa. Quem define o valor é a instituição financeira escolhida para aplicar, e remunera a instituição pelos serviços de transferência de valores, recolhimento do Imposto de Renda e abertura do cadastro do investidor no Tesouro Direto.

Muitas instituições, principalmente fora dos grandes bancos, isentam os clientes da cobrança por esse serviço, como é o caso da XP Investimentos – você pode abrir uma conta de graça clicando aqui.

Continua depois da publicidade

– Imposto de Renda: a regra é a mesma para as outras operações de renda fixa, com alíquota regressiva de acordo com o prazo de investimento. Os valores começam em 22,5% sobre os ganhos para aplicações de até 180 dias, caindo para 20% no período de 181 dias a 360 dias, 17,5% para o período de 361 a 720 dias e 15% para prazos acima disso.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, abra a sua conta na XP Investimentos.