Como investir em Tesouro Direto? Saiba o que é preciso para começar

Essa é uma das modalidades mais populares de investimento no Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto vem sendo chamado de “a nova Poupança” por conta da simplicidade e segurança ao investir, mas há investidores que permanecem na dúvida sobre como aplicar. Assim como em toda aplicação, o primeiro passo é ter uma conta corrente em uma instituição financeira. Você pode verificar uma lista com todas elas aqui.

No entanto, é preciso mais uma etapa antes de começar a investir: pedir para a instituição financeira escolhida pelo investidor que abra o cadastro na BM&FBovespa em seu nome para operar no Tesouro Direto. Normalmente, esse pedido pode ser feito de modo online, pelo próprio site da instituição.

As instituições financeiras também são chamadas de agente de custódia, e são responsáveis por transferir os valores e os títulos públicos, recolher o Imposto de Renda e abrir o cadastro do investidor. À BM&FBovespa cabe fazer a guarda dos títulos públicos, manter o sistema do Tesouro Direto e enviar os extratos mensais.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando o cadastro estiver regularizado, o investidor recebe uma senha provisória para acessar a área restrita do Tesouro Direto, que é o ambiente onde são feitas as operações de compra e venda e as consultas aos saldos e extratos.

Funcionamento do Tesouro Direto

O Tesouro Direto é o programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional para pessoas físicas, e hoje conta com aproximadamente 1,5 milhão de investidores cadastrados. Como os ativos são emitidos pelo Tesouro Nacional, a garantia de pagamento é dada pelo próprio Governo.

Continua depois da publicidade

As negociações podem ser feitas nos dias úteis, das 9h30 às 18h. Entre as 18h e às 5h da manhã seguinte também é possível comprar ou vender, mas nesses casos as taxas servem apenas de referência – ou seja, serão praticadas as taxas na abertura do mercado no próximo dia útil. O mesmo vale para fins de semana e feriados.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra uma conta na XP Investimentos.