Conheça o título público que segue a taxa Selic e entenda qual é o seu ponto forte

BC segue trajetória de redução na taxa básica de juros da economia e influencia rendimentos no Tesouro Direto

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Banco Central anunciou em sua última reunião o maior corte na meta para a taxa Selic nos últimos oito anos, passando de 12,25% ao ano para 11,25% ao ano, o que influencia diretamente em um dos títulos públicos mais populares do Tesouro Direto, o Tesouro Selic, conhecido formalmente como LFT.

A remuneração desse papel é praticamente toda definida com base na taxa Selic – há uma taxa prefixada que se soma aos ganhos, mas costuma carregar valores pouco expressivos. Isso significa que, quando o Banco Central anuncia a redução na taxa básica de juros, o retorno desse papel é puxado para baixo.

Um detalhe importante que não deve ser passado despercebido pelo investidor é que o Banco Central define apenas a meta para a taxa Selic, mas o valor efetivo costuma ser outro, um pouco inferior, embora sempre próximo à meta. Por isso, esse ativo é mais indicado para momentos em que se espera elevação da taxa básica de juros da economia.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o último balanço divulgado pelo Tesouro Nacional, esse ativo é o segundo mais popular no Tesouro Direto, com estoque de R$ 8,85 bilhões. Esse montante representa mais de 20% de todos os investimentos em títulos públicos. Atualmente, há apenas um Tesouro Selic disponível à venda, com prazo de vencimento para 2023.

Uma das características de destaque do Tesouro Selic, no entanto, é a segurança contra as oscilações de preços em caso de venda antecipada, sendo recomendado para perfis mais conservadores. Os outros títulos públicos disponíveis à venda são prefixados ou têm parcelas de seus rendimentos prefixados, e isso faz com que os preços possam ter oscilações para baixo ou para cima em caso de resgate antecipado. O Tesouro Selic é o único a garantir retorno positivo mesmo em caso de venda antes do prazo.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.