Conheça 6 pontos que fazem do Tesouro Direto um investimento competitivo em renda fixa

Essa é a única aplicação a contar com a garantia de pagamento diretamente do Tesouro Nacional

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto, programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional, é um dos investimentos que mais crescem no Brasil: o número de investidores cadastrados já ultrapassa a marca de um milhão. Uma série de fatores explicam essa forte evolução nos últimos anos, mas seis pontos se destacam:

Segurança

Esse é considerado o ativo de menor risco da economia. Isso acontece porque os títulos públicos são emitidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, é uma dívida do Governo Federal diretamente com o investidor. Não há nenhum risco com relação à instituição financeira, porque os papéis ficam custodiados na BM&FBovespa em nome do investidor.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rentabilidade

O título público apresenta taxas de rentabilidade competitivas no mercado de renda fixa, principalmente por conta dos custos reduzidos. Ao aplicar no Tesouro Direto, há apenas a cobrança da taxa de custódia da BMF&Bovespa, de 0,30% ao ano. Algumas instituições financeiras podem cobrar uma taxa de administração, mas muitas não o fazem.

Liquidez

Continua depois da publicidade

É possível vender os títulos públicos todos os dias, liquidando a operação em D+1. Aqui é preciso prestar atenção, porque a venda antecipada é feita a preços de mercado, ou seja, o investidor pode receber acima ou abaixo do que esperava inicialmente. Para evitar essas oscilações em caso de resgate, o Tesouro Selic é o papel mais recomendado.

Acessibilidade

Esse é um dos produtos com o valor mínimo mais acessíveis do mercado. A compra de um título público pode ser feita com R$ 30, desde que esse valor represente pelo menos a fração de 0,01 título público.

Facilidade

Para investir em Tesouro Direto basta ter uma conta aberta em uma instituição financeira e solicitar o cadastramento no sistema do Tesouro Direto. Tudo é feito online e em alguns passos.

Flexibilidade

Há diferentes alternativas de títulos públicos, atendendo uma série de objetivos. Há três fatores que os investidores podem escolher: taxas de rentabilidades distintas, entre prefixadas e pós-fixadas, prazos de vencimento mais longos ou mais curtos, e fluxos de pagamentos apenas na data de vencimento ou com cupons semestrais. Atualmente, há 10 ativos disponíveis à venda.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.