Tesouro Direto pode ser usado para montar fluxo de renda trimestral; entenda

Títulos públicos atrelados à inflação permitem montar estratégia para receber renda periodicamente

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento de longo prazo – as datas para resgatar podem chegar a até 2050 – mas isso não quer dizer que é preciso permanecer todo esse tempo com o dinheiro “preso” na aplicação. Há uma estratégia envolvendo os títulos públicos atrelados à inflação que permite receber juros a cada três meses, gerando um fluxo de renda mais constante.

O papel que acompanha a inflação é o Tesouro IPCA+. Esse título público oferece a opção de receber juros semestrais – conhecido oficialmente por NTN-B –, com datas de pagamento previamente definidas pelo Tesouro Nacional. Atualmente, há no mercado três ativos dessa categoria disponíveis para compra, com vencimentos em 2026, 2035 e 2050.

Segundo calendário divulgado pelo Tesouro Nacional, os ativos com vencimentos em 2026 e 2050 pagam juros sempre nos dias 15 de fevereiro e 15 de agosto, e aquele para 2035 distribui os rendimentos todo dia 15 de maio e 15 de novembro. Dessa forma, combinando esses prazos de vencimento é possível receber juros a cada três meses: em fevereiro, maio, agosto e novembro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ativo atrelado à inflação é considerado ideal para planos de longo prazo, como aposentadoria, compra de imóvel e estudo dos filhos, uma vez que além de garantir a manutenção do poder de compra do investidor ainda remunera uma taxa prefixada, definida no momento da aquisição do título público.

O cupom de juro semestral não representa rendimento adicional, apenas antecipa parte da rentabilidade contatada. Ao receber esse dinheiro, há incidência de Imposto de Renda conforme a tabela regressiva.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.