Conheça o investimento do Tesouro Direto que rendeu cerca de 35% em um ano

Títulos prefixados ou com parte do rendimento prefixado têm oscilação de preço no caso de venda antecipada

Equipe InfoMoney

Publicidade

Investir em renda fixa também pode render ganhos de renda variável. Essa combinação de estratégias tem sido utilizada por alguns investidores em Tesouro Direto, o programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional, gerando ganhos próximos a 35% no período de um ano em casos específicos.

Essa é a realidade de quem comprou o Tesouro Prefixado com vencimento em 2023 há exatamente um ano. Desde então, o valor de mercado desse título público apresentou valorização de 34,84%. Os ganhos desse ativo são seguidos de perto pelo Tesouro Prefixado com Juros Semestrais e vencimento em 2027, com retorno de 34,68%.

Os dois papéis são semelhantes, com a diferença de que o último antecipa parte do rendimento a cada seis meses. Ambos pagam ao investidor uma taxa prefixada acordada no momento da compra – no dia 30 de março do ano passado, por exemplo, o Tesouro Prefixado para 2023 pagava taxa de 13,60% ao ano.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os ganhos de renda variável são possíveis porque o Tesouro Nacional recompra os títulos públicos diariamente, pagando ao investidor o preço de mercado por esses ativos. Esses valores podem oscilar todos os dias em função das mudanças nas taxas de juros praticadas no mercado, sendo que o preço tem relação inversamente proporcional aos juros.

Caso a situação fosse de desvalorização do título público nessa marcação a mercado, o investidor continuaria com a opção de manter o ativo até o vencimento, recebendo a taxa de 13,60% ao ano acordada no momento da compra.

As oscilações ocorrem de modo mais intenso nos papéis prefixados ou que pagam parte do rendimento com uma taxa prefixada, como acontece com os títulos públicos que seguem a inflação. Na prática, o único ativo que não corre o risco de desvalorização ou ganhos acima do esperado no caso de venda antecipada é o Tesouro Selic.

Continua depois da publicidade

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.