Entenda como investir em títulos públicos no Tesouro Direto

Plataforma do Tesouro Nacional superou marca de um milhão de investidores cadastrados no ano passado

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto ultrapassou no ano passado a marca de um milhão de investidores cadastrados. Os custos reduzidos e o baixo valor necessário para aplicar, em torno de R$ 30, são importantes atrativos do programa do Tesouro Nacional para compra e venda de títulos públicos, mas você sabe como, de fato, começar a investir?

O primeiro passo é abrir a conta em uma instituição financeira habilitada a operar pelo Tesouro Nacional. Também chamadas de agentes de custódia, elas são as responsáveis por abrir o cadastro do investidor no Tesouro Direto, intermediar a operação ao realizar a transferência dos valores e títulos públicos e recolher o Imposto de Renda.

Com a conta aberta, agora é preciso entrar em contato com a sua instituição financeira para habilitar o acesso ao site do Tesouro Direto, que é por onde as negociações são feitas. Esse pedido costuma ser feito de modo online e em alguns poucos cliques. Esse processo irá gerar uma senha, e com ela em mãos basta entrar no site do Tesouro Direto e escolher o melhor título público para seus objetivos. Os papéis ficam custodiados na BM&FBovespa, e isso quer dizer que não há risco da instituição financeira.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O valor da operação deve ser depositado na instituição financeira no dia seguinte à compra. Já o recebimento do título público será efetivado no segundo dia útil, conhecido no mercado financeiro como D+2.

Os investidores podem comprar e vender títulos públicos das 9h30 às 18h nos dias úteis. Das 18h às 5h e durante todo o fim de semana e feriados também é possível operar, mas os preços e as taxas considerados serão os da abertura do dia seguinte.

Cada instituição pode ter um modelo diferente de abertura de conta, assim como pode ou não cobrar taxa de administração para operar no Tesouro Direto. Para entender como funciona esse processo na XP Investimentos, clique aqui e veja um vídeo com o passo a passo explicando cada etapa.

Continua depois da publicidade

Para operar no Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.