Tesouro Direto tem 10 títulos públicos disponíveis para investir; conheça cada um deles

Programa do Tesouro Nacional para compra e venda de títulos públicos tem ativos prefixados e indexados à inflação ou juros

Equipe InfoMoney

Publicidade

Uma das características mais marcantes do programa do Tesouro Direto é a flexibilidade para escolher entre diversas aplicações com prazos e indexadores distintos. O Tesouro Nacional atualiza periodicamente o rol de ativos, trocando prazos mais curtos por outros mais alongados. Atualmente, a plataforma conta com 10 títulos públicos disponíveis para os investidores. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles:

Prefixados

O próprio site do Tesouro Direto sugere que esse ativo é mais interessante para perfis com objetivos de médio prazo. Logo no momento da compra o investidor sabe exatamente quanto receberá na data de vencimento – uma unidade sempre valerá R$ 1.000 no prazo final.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se o investidor optar pela venda antecipada, deve-se manter atento às movimentações diárias dos preços, que podem oscilar para cima ou para baixo conforme as condições de mercado. Esses preços são inversamente proporcionais à taxa de juros de mercado, e as oscilações são mais intensas quanto mais longo for o prazo de vencimento. Dentro dessa categoria, os investidores podem optar por:

Tesouro Prefixado 2020 (LTN)
Tesouro Prefixado 2023 (LTN)
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027 (NTN-F)

Indexados a juros

Continua depois da publicidade

Esse indexador segue a taxa básica de juros da economia – a taxa Selic. Essa característica faz com que esse seja o único ativo do Tesouro Direto a garantir retorno positivo em caso de venda antecipada. Por isso, é recomendado para perfis de curto prazo, quando o investidor não tem a certeza se precisará resgatar o investimento antes da data de vencimento. Dentro dessa categoria, os investidores podem optar por:

Tesouro Selic 2023 (LFT)

Indexados à inflação

A remuneração é definida em duas partes. Esse ativo paga o valor acumulado do IPCA no período acrescido de uma taxa prefixada. Atualmente, essa taxa prefixada está acima de 5% para todos eles.

Como o ativo garante retornos acima da inflação se mantidos até o vencimento, é recomendado para investimentos de longo prazo. Caso o investidor precise do dinheiro e opte pela venda antecipada, receberá o preço de mercado, que pode ser superior ou inferior ao aplicado inicialmente. Esses preços são inversamente proporcionais à taxa de juros de mercado, e as oscilações são mais intensas quanto mais longo for o prazo de vencimento. Dentro dessa categoria, os investidores podem optar por:

Tesouro IPCA+ 2024 (NTN-B Principal)
Tesouro IPCA+ 2035 (NTN-B Principal)
Tesouro IPCA+ 2045 (NTN-B Principal)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2026 (NTN-B)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2035 (NTN-B)
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2050 (NTN-B)

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.