Entenda como negociar títulos públicos semelhantes comprados com taxas diferentes

Venda por ordem de antiguidade vale para que o investidor pague o menor imposto de renda possível nas transações

Equipe InfoMoney

Publicidade

Você sabe como negociar a venda de um mesmo título público comprado em dois momentos distintos no tempo, com taxas de rentabilidade diferentes? Essa é uma das perguntas mais frequentes no programa do Tesouro Direto, e a resposta é bastante simples: a venda sempre se dará por ordem de antiguidade, de modo automático.

Para ilustrar melhor, suponha que, no início do ano passado, o investidor tenha comprado um Tesouro Prefixado com vencimento em 2021 e rentabilidade de 16,5%. Mas, no final do mesmo ano, o investidor fez outra compra desse mesmo título público, dessa vez a uma taxa de 11,3%. Se ele for negociar esse papel hoje, obrigatoriamente terá que vender o título público mais antigo, com a rentabilidade de 16,5%.

Segundo explicação do Tesouro Direto, isso acontece para que o investidor sempre tenha a menor tributação possível sobre seus rendimentos. Como a tabela do Imposto de Renda é regressiva, quanto mais tempo o ativo permanece em carteira, menos imposto é pago. “Essa sistemática impede o investidor de vender títulos que possam diminuir a rentabilidade, ou seja, essa regra auxilia o investidor a realizar a venda que trará a melhor rentabilidade, sem que ele precise atuar”, afirma o Tesouro Direto, em documento para explicar o funcionamento do programa.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No exemplo acima, a venda do título público comprado no início do ano geraria um tributo de 17,5%, enquanto aquele adquirido no final do ano representaria um imposto de renda de 22,5% sobre os ganhos.

É importante esclarecer, também, que a venda por antiguidade não influencia na rentabilidade obtida. Como se trata de um mesmo título público comprado em dois momentos distintos, o resultado final, levando em conta os ganhos com os dois papéis, será sempre o mesmo.

Essa regra vale somente quando a compra é de um título público com o mesmo vencimento. Se o investidor comprar um Tesouro Selic e um Tesouro Prefixado, por exemplo, pode escolher livremente qual ativo irá vender.

Continua depois da publicidade

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos.