Dia de reunião do Copom é de operações reduzidas no Tesouro Direto; entenda

Títulos públicos têm possibilidade de venda antecipada diariamente, exceto quando o comitê do BC se reúne 

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Nacional recompra diariamente os títulos públicos negociados na plataforma do Tesouro Direto, mas há exceções à regra. Especificamente, nos dias em que houver reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), apenas um título público pode ser vendido antecipadamente: o Tesouro Selic (LFT), papel cuja rentabilidade é atrelada à taxa básica de juros da economia.

Todos os outros títulos públicos têm suas vendas suspensas nessas datas. Segundo explicação do próprio Tesouro Nacional, isso acontece para evitar que as decisões de política monetária afetem as negociações da plataforma sem que haja um efeito semelhante no mercado secundário. Ou seja, a medida é para evitar distorções no mercado de títulos públicos.

Esses títulos públicos com negociações suspensas são indexados à inflação ou têm taxas prefixadas, e suas negociações retornam ao normal no dia seguinte à reunião.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Copom é o comitê do Banco Central responsável por definir a taxa básica de juros da economia. Entre seus impactos, ela influencia diretamente no rendimento dos investimentos em renda fixa.

Para começar a investir em títulos públicos sem taxa de custódia, clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos. Para aprender mais sobre títulos públicos, acesse nossa página especial sobre o tema clicando aqui.