Comprou no Tesouro Direto e o papel ainda não aparece em sua conta? Entenda por quê

Prazo para que títulos públicos apareça na conta é de dois dias úteis após o envio da ordem

Equipe InfoMoney

Publicidade

“Comprei um título público, mas ele não aparece na minha posição consolidada.” Essa é uma dúvida muito comum entre quem está começando a investir no Tesouro Direto, a plataforma de negociações de títulos públicos do Tesouro Nacional. Isso acontece porque, ao aplicar, o investidor não recebe no exato momento o título público em sua carteira de ativos. Essa diferença entre emitir a ordem e verificar o papel no extrato é natural e não representa nenhum problema.

Todo investimento em título público apresenta o seguinte fluxo: o investidor emite a ordem de compra no site do Tesouro Direto, disponibiliza o dinheiro na instituição financeira para concretizar a compra no dia seguinte e recebe, efetivamente, o título público apenas dois dias úteis depois, com prazo definido para às 17h.  

Esse fluxo é conhecido como D+2, em que a operação é concluída dois dias úteis após o envio da ordem. Antes disso, portanto, ao verificar a posição consolidada, o investidor não irá encontrar o ativo comprado.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro ponto que requer atenção é o fato de que o dinheiro precisa estar depositado na conta investimento um dia útil após o envio da ordem. O horário pode variar entre cada instituição financeira, por isso é importante checar essa informação ou disponibilizar o dinheiro previamente.

Se os recursos da compra não estiverem disponíveis na data-limite, o investidor será advertido por e-mail. Em caso de reincidência, ele será suspenso por um prazo de 15 dias até poder realizar novos investimentos em títulos públicos.

Para começar a investir em Tesouro Direto sem taxa de custódia, clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos. Para aprender mais sobre títulos públicos, acesse nossa página especial sobre o tema clicando aqui.