Aprenda como ganhar dinheiro no Tesouro Direto com a movimentação dos juros

Com valores iniciais baixos, investimento é indicado para diferentes perfis

Equipe InfoMoney

Publicidade

O Tesouro Direto é conhecido como um dos investimentos mais democráticos do Brasil. A plataforma do Tesouro Nacional para negociação de títulos públicos permite começar a aplicar com valores próximos a R$ 30 e atende a variados perfis, reunindo desde os investidores mais conservadores aos que aceitam correr mais risco.

Agradar diferentes tipos de investidores é possível porque o rendimento varia de acordo com suas escolhas. Se você quer a segurança da renda fixa, basta comprar um título público e mantê-lo até o vencimento. Mas, se aceitar um pouco mais de risco, é possível comprar um título público e esperar o melhor momento para vender antes do prazo, uma vez que os preços oscilam todos os dias.

O investidor pode escolher entre cinco títulos públicos, divididos em três categorias (prefixados, Selic e IPCA). Todos eles estão com rendimentos acima da Poupança nesse ano. Segundo informações divulgadas nessa segunda-feira pelo Tesouro Nacional, o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2035 é o destaque, com ganhos de 46%. Os prefixados estão com ganhos acumulados de 12% a 39%, dependendo do prazo escolhido, enquanto os Tesouro Selic com vencimentos para 2017 e 2021 têm ganhos próximos de 10%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Esses ganhos somente são possíveis se o investidor vender o título público antes do vencimento, quando o papel ganha características de renda variável. Se carregar o papel até a data de vencimento, ele receberá exatamente o rendimento contratado no momento da compra.

De modo geral, as oscilações nos preços são influenciadas pelas taxas de juros praticadas no mercado – quando a perspectiva é de redução, os preços sobem. Mas atenção: se os juros praticados no mercado subirem, é possível até perder dinheiro no Tesouro Direto. Os prazos também têm um papel importante nessa movimentação diária, porque quanto mais próxima é a data de vencimento, menor são as variações.

Essas premissas são válidas especialmente para os títulos públicos prefixados ou com parcelas prefixadas, como o Tesouro IPCA. Para os investidores mais conservadores, que pretendem evitar essa oscilação diária nos preços, o Tesouro Selic (LFT) costuma ser a opção mais adequada, porque o rendimento está atrelado à taxa básica de juros, cuja meta é definida a cada mês ou mês e meio pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Continua depois da publicidade

Para começar a investir em Tesouro Direto, abra sua conta na XP Investimentos e aplique sem cobrança de taxa de custódia.