Em conteudo-patrocinado

“Bolsa não precisa estar subindo para ganhar”; veja onde gestora com forte presença de institucionais investe

Apex Capital foca em análises de médio a longo prazo e monta equipe experiente para identificar empresas com bom potencial de crescimento

Antecipar os movimentos do mercado é uma tarefa sujeita a inúmeros imprevistos até mesmo para os maiores especialistas no assunto. É por isso que uma das melhores estratégias é evitar projeções de para onde o Ibovespa deve caminhar e, em vez disso, buscar empresas com uma boa história. Essa é a tese que rege as escolhas na Apex Capital em suas três famílias de fundos, todos com uma visão de médio a longo prazo no mercado acionário. Para conhecer mais sobre os fundos, clique aqui.

Para encontrar essas boas histórias do mercado, a equipe da Apex se aprofunda na análise fundamentalista das companhias. E para essa tarefa foi montado um time com um histórico de atuação bastante diversificado: são 13 profissionais na gestão, carregando títulos como PhD, mestrados no exterior e CFAs, uma das certificações internacionais mais difíceis de se conquistar – no Brasil são pouco mais de mil profissionais com esse reconhecimento.

Em entrevista ao InfoMoney, o sócio-fundador e CIO da Apex Capital, Fabio Spínola, sugere que essa equipe experiente é o que tem atraído o capital de investidores institucionais ou internacionais, um público que é mais exigente e que hoje representa cerca de 60% dos recursos sob gestão da asset.

Uma das grandes histórias de sucesso identificadas pela gestora – e que continua na carteira – é a CVC. A empresa passou por uma grande transformação nos últimos anos e foi reconhecida pelo mercado com uma valorização de mais de 300% no preço das ações em pouco mais de dois anos. (Veja mais sobre o assunto na entrevista em vídeo abaixo)

Se a CVC rendeu bons frutos nos últimos anos, e continua com uma projeção otimista, uma outra aposta da gestora começa a ganhar ainda mais força para os próximos anos: a evolução tecnológica e seus reflexos nas empresas. Com viagens recorrentes à China, a gestora explica por que o país asiático é a referência em termos de meios de pagamentos no mundo e como as empresas brasileiras podem aproveitar esse movimento – ele coloca a B2W entre uma das grandes candidatas a aproveitar esse movimento nos próximos anos. No vídeo abaixo o gestor ainda explica mais sobre a asset, a estratégia de investimentos e o panorama do mercado.

Modelo de análise completo

Focada em renda variável, a Apex Capital oferece três estratégias para os cotistas escolherem: long only, long biased e long short. A diferença entre eles é, basicamente, a proporção na qual os fundos atuam com posições compradas. O long short, por exemplo, mescla operações compradas e vendidas, gerando uma exposição total da carteira próxima a neutra. Já o long only atua apenas com posições compradas, identificando ações de empresas com bom potencial de valorização. O long biased está no meio do caminho: tem um perfil predominantemente comprado, mas também carrega posições vendidas – e essa é também a estratégia adotada no fundo de previdência privada da gestora.

Cada estratégia tem pontos fortes para diferentes momentos do mercado – cabe ao investidor entender qual é a mais adequada de acordo com seu perfil e sua visão de mercado. Um dos principais produtos abertos para captação pela gestora no momento é o Apex Ações 30 FIC FIA, que segue a estratégia long only. Confira, abaixo, um quadro-resumo com as rentabilidades históricas do fundo:

Apex Ações 30 FIC FIA

 

Rentabilidade

Ibovespa

Abril

1,78%

0,88%

Acumulado no ano

17,07%

12,71%

12 meses

37,90%

31,67%

Desde o início*

89,46%

45,26%

*Cotas do fundo começaram a ser negociadas em 20 de agosto de 2012
PL médio dos últimos 12 meses: R$ 265,63 milhões

Outra marca da gestora são os poucos resultados negativos registrados ao longo dos anos. Até mesmo em 2013, quando fortes preocupações com relação ao crescimento econômico e ao desequilíbrio fiscal no Brasil fizeram o Ibovespa despencar 15,50%, o fundo Apex Ações 30 FIC FIA se manteve no positivo e encerrou o período com ganhos de 3,24%.

O processo de análise envolve uma forte avaliação fundamentalista, complementada por mais de 1.000 reuniões com diferentes fontes por ano. Os analistas são especializados nos mais diferentes setores da bolsa e fornecem todos os insumos e recomendações para que o comitê de investimentos tome a melhor decisão de alocação. Fazem parte da análise cerca de 90 empresas, selecionadas de acordo com critérios de liquidez e capitalização de mercado.

Fundada em 2011, os primeiros anos da Apex Capital têm sido marcados por forte captação: os valores estão em R$ 6,1 bilhões sob gestão, conforme dados da própria gestora no dia 14 de maio. E, ao projetar o caminho a ser traçado para os próximos anos, o sócio-fundador e CIO, Fabio Spínola, explica que o objetivo é manter a gestora no primeiro quartil da indústria, permanecendo entre os líderes de rentabilidade no longo prazo.

Quer saber mais? Conheça a Apex Capital e seus fundos abertos para captação.

PARA AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO, É RECOMENDÁVEL A ANÁLISE DE, NO MÍNIMO, 12 (DOZE) MESES. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. INVESTIMENTOS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS ESTÃO SUJEITOS A RISCOS DE PERDA SUPERIOR AO VALOR TOTAL DO CAPITAL INVESTIDO. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS. LEIA O PROSPECTO, O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.

Disclaimer InfoMoney: A Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (proprietária do portal InfoMoney) e/ou nenhuma outra empresa do Grupo XP tem qualquer responsabilidade sobre o conteúdo deste material, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo.

 

Contato