Conteúdo oferecido por

Rico zera corretagem para fundos imobiliários; conheça tudo sobre o investimento

Plataforma digital de investimentos também não cobra taxa de custódia e traz recomendações mensais  com os melhores FIIs

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Como parte de uma nova política comercial, a Rico acabou de zerar as taxas de corretagem para aplicações em Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). A plataforma digital de investimentos já não cobrava a taxa de custódia, tornando essa aplicação extremamente barata para todos os perfis de investidores. Para abrir a sua conta na Rico, basta clicar aqui.

Além de derrubar os preços, a Rico oferece mensalmente aos clientes uma carteira recomendada com os melhores FIIs do momento. Essa é a única empresa digital de investimentos do mercado que traz esse diferencial para seus clientes. Elaborado pelo analista-chefe Roberto Indech, em 2017 a carteira de indicações gerou retorno de 22,59%, superando o IFIX, índice que é usado como referência para os fundos imobiliários, que apresentou alta de 19,45%. Essa carteira é publicada na área logada dos clientes da Rico todo início de mês.

Se você ainda não está familiarizado com os Fundos de Investimentos Imobiliários, preparamos um breve guia sobre os principais pontos que você precisa saber antes de começar a aplicar. Confira:

O que são os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)?

De modo bastante simples, ao aplicar em um FII é como se você estivesse comprando um imóvel para alugar. Os ganhos ocorrem de dois modos: pela valorização das propriedades, refletida na valorização das cotas, e pelo aluguel pago pelos inquilinos e distribuídos como rendimentos periódicos aos investidores – há outras possibilidades além do aluguel para gerar renda, conforme descrito mais abaixo, mas esse é o modo mais comum.

A diferença é que os FIIs são condomínios fechados que reúnem diversos investidores com o mesmo objetivo de aplicar no setor imobiliário, e isso pode incluir shoppings, hospitais, galpões, prédios comerciais, terrenos, entre outros. Nos FIIs também há muito menos burocracia quando comparado ao investimento direto em um imóvel e muito mais liquidez.

FII x Imóvel

Quando se fala em Fundo de Investimento Imobiliário, é normal comparar essa aplicação a comprar um imóvel e alugar, mas os FIIs apresentam algumas vantagens: não há preocupações com escrituras, certidões, encontrar inquilinos, resolver pendências, etc., e toda a gestão é delegada a um profissional da área.

A liquidez – ou seja, a velocidade em que é possível se desfazer do imóvel e convertê-lo em dinheiro – é muito maior em um fundo de investimento. Isso porque o investidor compra uma cota, e pode vendê-la a qualquer momento. Essa particularidade também permite investir no setor imobiliário com pequenas quantias, uma vez que as cotas podem custar desde algumas dezenas de reais a até alguns poucos milhares de reais.

Rentabilidade e vantagem tributária

Um dos grandes benefícios dos Fundos de Investimentos Imobiliários está no aspecto tributário. Os investidores podem ter ganhos de dois modos: rendimentos distribuídos periodicamente aos cotistas ou ganho de capital por meio da venda de cotas no mercado secundário.

Quando o fundo compra um imóvel, os rendimentos podem vir da locação, venda ou arrendamento da propriedade. Há uma outra possibilidade: os fundos podem alocar os recursos em títulos e valores mobiliários com lastro no setor imobiliário, como CRIs, LCIs, Letras Hipotecárias, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios, entre outros. Todo fundo tem um regulamento, onde é possível entender mais sobre a política de investimento que será adotada.

Esses rendimentos distribuídos aos investidores são isentos para pessoas físicas, desde que o fundo tenha pelo menos 50 investidores e que o investidor tenha menos de 10% das cotas. A regulamentação vigente estabelece que os fundos devem distribuir pelo menos 95% do lucro auferido por semestre, mas muitos deles optam por fazer o pagamento mensal.

Já os ganhos de capital se referem à diferença entre o preço da cota na compra e na venda, e são tributados a uma alíquota do Imposto de Renda de 20%. Assim como no mercado acionário, os investidores devem emitir e pagar a DARF quando venderam as cotas com ganhos financeiros.

Taxa de Administração

Assim como nos fundos de renda fixa, multimercados, ações, os fundos imobiliários também têm administradores e gestores. Os gestores decidem quais ativos investir, e costumam ser figuras conhecidas de quem está acostumado aos outros mercados, trazendo nomes como BTG Pactual, Safra, CSHG, XP Gestão, Rio Bravo, Caixa, BB Gestão, entre outros.

Por isso, como todo fundo, os FIIs também apresentam taxa de administração, que podem ser tão baixas quanto 0,2% ao ano, ou então superar a marca dos 1% ou 2% ao ano. Tudo depende, sobretudo, em qual mercado do setor imobiliário o fundo atua, e essa cobrança pode ser diluída na distribuição dos rendimentos pelos fundos. Por outro lado, os FIIs estão livres do come-cotas, uma tributação que a maioria das categorias de fundos pagam duas vezes ao ano.

Fundos para investir

Todos os fundos imobiliários disponíveis para investir são listados pela B3 (atual denominação da BM&FBovespa). Você pode conferir todos eles clicando aqui.

A lista conta com quase 150 fundos, atuando nas mais diferentes categorias e para diferentes perfis de risco. Há produtos que geraram retorno de quase 80% nos últimos 12 meses, enquanto alguns encerraram esse período até mesmo com prejuízo. No entanto, a grande maioria apresenta desempenho positivo nesse período, com ganhos de dois dígitos.

Para entender as particularidades de cada fundo e encontrar as melhores oportunidades, o analista-chefe da Rico, Roberto Indech, elabora um relatório de recomendações todos os meses. Para abrir sua conta e ter acesso às recomendações, clique aqui.

Como investir

Os Fundos de Investimentos Imobiliários têm algumas particularidades. Apesar de carregar no nome “fundo de investimento”, as operações são todas feitas na Bolsa ou no mercado de balcão organizado.

Por isso, o procedimento de compra é o mesmo de uma ação na Bolsa: é preciso encontrar o código de negociação do fundo que deseja investir (você pode ver a relação completa de fundos listados aqui) e buscá-lo no home broker, que toda corretora oferece gratuitamente.

Depois de executada a ordem, o prazo de liquidação física e financeira é de três dias. Isso significa que depois de três dias ocorre a transferência dos recursos e das cotas.

Quer aplicar em Fundos de Investimentos Imobiliários com taxa zero de corretagem e recomendações exclusivas no mercado sobre onde aplicar? Então abra a sua conta na Rico.

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela Rico Investimentos, que é uma marca da XP Investimentos CCTVM S.A. (“Rico”) tem caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como sendo material promocional, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Os prazos, taxas e condições aqui contidas são meramente indicativas. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que ele foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. A Rico não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados ou desdobramentos nele abordados. Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A Rico não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A Ouvidoria da Rico tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 771 5454. Para maiores informações sobre produtos, tabelas de custos operacionais e política de cobrança, favor acessar o nosso site: www.rico.com.vc