Conteúdo oferecido por

Conheça os investimentos mais seguros (e mais rentáveis que a Poupança)

Maioria dos brasileiros ainda aplica na Poupança, apesar de alternativas de risco similar apresentarem retornos superiores

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Os brasileiros depositam mais de R$ 660 bilhões na Poupança, segundo dados disponibilizados pelo Banco Central. No entanto, especialistas alertam que esse não é o melhor destino para o dinheiro. “Poucas aplicações atualmente rendem menos que a poupança, entre as quais podemos destacar os títulos de capitalização e o FGTS entre os mais conhecidos”, afirma Roberto Indech, analista da Rico.

Levantamento feito pela consultoria Economática mostra que a poupança teve retorno real, ou seja, descontado pela inflação, de 1,90% no ano passado. Essa é uma porcentagem muito inferior aos 7,25% apresentados no mesmo período pelo CDI, que é o principal indexador para a maioria das aplicações na renda fixa.

Ao levar em consideração um período de tempo um pouco mais longo, desde 2010 esse foi o primeiro ano em que a Poupança registrou retorno real acima de 1%. Em 2015, por exemplo, quem aplicou na Poupança, na prática, perdeu poder de compra, tendo em vista o retorno real negativo de 2,28%.

Para aproveitar retornos próximos ao do CDI sem colocar em risco o patrimônio, Indech sugere buscar por ativos de renda fixa que contem com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Essa é uma entidade privada criada em 1995 para incrementar a segurança no setor financeiro brasileiro. “Isso garante uma ótima proteção aos investidores em geral”, explica, lembrando que a instituição se compromete a pagar R$ 250 mil por CPF cadastrado em cada instituição financeira para uma série de ativos, incluindo a Poupança.

Entre as opções que se enquadram nessa categoria, Indech recomenda CDBs, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Câmbio (LC). “Todos eles são emitidos por bancos médios e pequenos e têm apresentado ótimos retornos aos investidores”, diz. Todos esses papéis representam, de algum modo, dívidas de instituições com os investidores. Confira abaixo a definição de cada um deles:

CDB: título emitido por bancos e caixas econômicas e vendidos ao investidor como forma de captação de recursos para financiar suas atividades.

Letra de Câmbio: conhecido como o “CDB das financeiras”, é um instrumento de captação de instituições como os bancos múltiplos com carteira de crédito e as sociedades de crédito, financiamento e investimento. A diferença é que nesse caso as instituições somente podem emitir o papel se tiverem créditos em volumes que sirvam de lastro para a operação.

LCI: título de crédito emitido por instituições financeiras com lastro na carteira de crédito imobiliário. Por isso, representa uma fonte de recursos para o setor imobiliário. É isento do Imposto de Renda.

LCA: também emitido por uma instituição financeira, tem como objetivo captar recursos para os participantes da cadeia do agronegócio. A operação pode contar com lastro vinculado a produtores rurais, cooperativas e terceiros. É isento do Imposto de Renda.

Pensando na combinação segurança e rentabilidade, Indech acrescenta ainda que “não há como não mencionar os títulos públicos do Tesouro Direto”. A emissão desses papéis é feita pelo próprio Governo, por isso esse é visto como o investimento mais seguro do mercado brasileiro. Essa modalidade conta tanto com produtos tanto prefixados quanto pós-fixados, estes atrelados a inflação ou à taxa Selic. Pensando em quem busca retornos no longo prazo com baixo risco, o analista sugere os títulos do Tesouro IPCA+, uma vez que é o único a garantir o poder de compra ao longo do período aplicado.

Ao migrar da Poupança para outros investimentos mais rentáveis, também é possível buscar ganhos maiores em ativos mais arriscados. Nesse cenário de queda nas taxas de juros, Indech lembra que os fundos multimercados costumam apresentar boa performance. “Devido à expectativa da taxa de juros do país chegar abaixo de um dígito possivelmente ainda em 2017, coloco essa categoria de fundos entre as principais categorias para os próximos meses”, afirma.

Todos os investimentos citados estão disponíveis para aplicar na Rico. Clique aqui e abra, sem custo nenhum, a sua conta.