Conteúdo oferecido por

Entrevista: BlackRock vê oportunidade para brasileiros no mercado acionário dos EUA

Economia norte-americana caminha para normalização da política econômica e convive com inovação tecnológica

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Axel Christensen, estrategista-chefe para a América Latina da BlackRock

Publicidade

Os EUA caminham em direção a um cenário de retorno à normalização da política econômica. No longo prazo, esse cenário ainda é acompanhado por fortes avanços tecnológicos, que se posicionam para aumentar a produtividade das empresas e abrir novas possibilidades de investimentos. A projeção para o mercado acionário segue essa perspectiva e pode render bons resultados.

Confira, abaixo, a entrevista com Axel Christensen, estrategista-chefe de Investimentos da BlackRock na América Latina e Países Ibéricos.

InfoMoney – Como você avalia a performance do mercado acionário dos EUA no longo prazo?

Axel Christensen – Nós estamos otimistas com as perspectivas para as ações norte-americanas no longo prazo, dado o histórico de inovação e os contínuos ganhos de eficiência das empresas, que apoiam um crescimento sustentável dos lucros. Desconsiderando possíveis contribuições adicionais de múltiplos fatores, a performance para um portfólio diversificado de ações norte-americanas deve ver retornos positivos no longo prazo, considerando o impacto conjunto de dividendos e crescimento dos ganhos.

IM – Quais são as principais razões para investidores brasileiros investirem em uma estratégia de longo prazo envolvendo o S&P 500?

AC – A exposição às ações norte-americanas por meio do S&P 500 é uma importante fonte de diversificação para os investidores brasileiros, já que representa mais de 50% dos mercados acionários globais.

Essa estratégia também oferece acesso a setores como Tecnologia e Saúde, que têm uma representatividade muito pequena no mercado brasileiro.

Por último, as sólidas perspectivas de crescimento, tanto para empresas quanto para a economia, tendo como base instituições sólidas e uma forte cultura de inovação, acrescenta um apelo a mais para investir nas maiores e mais representativas empresas norte-americanas, que estão representadas no índice S&P 500.

IM – Quais as suas visões sobre a economia norte-americana no longo prazo, como 2021?

AC – No longo prazo, a economia norte-americana deve crescer entre 2% e 2,5% anualmente, em linha com a taxa média vista entre 2010 e 2014, apesar de inferior a décadas anteriores à recessão financeira (em torno de 3%), devido ao crescimento menor na oferta de mão-de-obra, como consequência das tendências demográficas. Ao mesmo tempo, a produtividade pode incrementar em relação aos níveis atuais, uma vez que começamos a testemunhar os efeitos das inovações tecnológicas – robótica, inteligência artificial, biotecnologia, etc.

Determinar como a economia norte-americana se comportará no longo prazo até 2021 é desafiador, porque pode ser difícil modelar o ciclo de negócios em períodos longos de tempo. A teoria macroeconômica moderna afirma que, no longo prazo, a economia trilha um percurso consistente com o pleno emprego; ela pode sobreaquecer ou decepcionar o potencial de crescimento no curto prazo, mas no longo prazo ela volta a gravitar em torno desse caminho.

Adicionalmente, assim que a economia melhorar e a inflação retornar a níveis normais (em torno de 2%), o Fed gradualmente retornará sua política de juros de volta a um nível “neutro”, ao redor de 3%.

IM – Quais são os principais fatores que impactarão a economia norte-americana nos próximos anos?

AC – A recuperação do mercado de trabalho dos EUA – níveis de desemprego historicamente baixos e crescimento do salário – terá um impacto fundamental em diversas frentes. Essa retomada continuará a oferecer apoio ao consumo e deve enviar um sinal forte para as empresas fortalecerem o capex.

Ao mesmo tempo, pressionará a inflação de volta a níveis normais, o que oferecerá ao Fed a evidência necessária para gradualmente normalizar a política monetária. Nessa “volta ao normal”, apesar de um equilíbrio inferior para os níveis de crescimento do PIB, inflação e taxas de juros, o impacto da inovação na produtividade será um elemento-chave.

No entanto, as incertezas rodeando o ambiente internacional – tanto as fontes de risco geopolítico quanto econômico no exterior, assim como seus efeitos na política econômica norte-americana – também são um fator a se considerar. Por último, a política doméstica nos EUA, onde as posições aumentaram em polarização (como observado na atual eleição presidencial), pode ser um obstáculo ao processo de normalização descrito acima.

Quer saber como investir no mercado acionário norte-americano com risco reduzido? Acesse a página completa do InfoMoney sobre COE e entenda: www.infomoney.com.br/coe

Para começar a investir, abra sua conta agora CLICANDO AQUI.