CONTEÚDO DO LETOR: Já pensou em investir para completar o próximo Álbum da Copa?

Confira o artigo escrito por Victor Barboza na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney   

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor: Victor Barboza, 25 anos, Educador Financeiro

A Copa do Mundo de 2018 está chegando. O evento começará em junho, porém, muita gente já entrou no clima do torneio desde março, quando foi lançado o tradicional Álbum de Figurinhas da Copa. É nessa época do ano que bancas de jornal e outros pontos passam a fazer parte da rotina dos colecionadores para a compra e troca das figurinhas. Neste ano, o preço do pacote com 5 figurinhas chegou a R$ 2,00, e, cada vez mais, chama a atenção dos colecionadores pelo aumento dos preços. Colecionar o álbum está ficando cada vez mais caro

História

O hábito de colecionar figurinhas não é de agora. Os primeiros registros de figurinhas são da Europa, por volta de 1870. No Brasil, o primeiro álbum que começou a circular foi no início dos anos 1900. Tratava-se da publicação de uma tabacaria, na qual cada uma das 60 figurinhas correspondia à bandeira de um país. O primeiro álbum oficial de futebol chegou apenas em 1950 no Brasil. Este foi publicado pouco depois da “trágica” Copa do Mundo na qual o Brasil perdeu o título em sua própria casa.

As Copas de 54 e 58 tiveram registros de álbuns colecionados somente após o torneio. Já a partir da Copa de 62, as crianças e adolescentes puderam colecionar as figurinhas antes do evento esportivo. A partir daí, os álbuns foram ganhando avanços, com figurinhas coloridas e com a produção em larga escala, inclusive com o seu licenciamento.

Educação Financeira

Colecionar o álbum de figurinhas é uma febre e a cada Copa que passa tende a crescer ainda mais, pois além de ter a coleção por si só, acabam acontecendo eventos, trocas coletivas e até jogo. Porém, como vimos anteriormente, cada vez mais é fundamental haver um bom planejamento financeiro para que a coleção não passe a comprometer o bolso dos colecionadores.

Das últimas copas para cá, o preço para se completar o álbum só subiu, por conta do aumento do número de figurinhas e também o encarecimento dos cromos. Portanto, cada vez mais a educação financeira é essencial para aqueles que quiserem continuarem a colecionando. São possíveis três cenários:

1) Natural

O primeiro caso, que é o que a maioria das pessoas acaba fazendo, é o de “esquecer” do próximo álbum até a data de seu lançamento, e a partir desta data, começar a se preocupar com o dinheiro necessário para a compra das figurinhas. Neste caso, não há um planejamento prévio para a coleção, o que faz com que os valores para compra do álbum precisem, muitas vezes, “serem tirados” de alguma outra categoria de gastos, ou pior, comprometam as contas no final do mês.

2) Poupar

A ideia aqui é juntar dinheiro para colecionar o próximo álbum. Guardar um valor mensal acaba permitindo que valores menores sejam separados desde já para que, no final das contas, formem o montante total. Ter o hábito de guardar o dinheiro em um potinho ou uma caixa são alguns exemplos de medidas que podem ser tomadas.

3) Investir

Este é o melhor dos cenários, no qual, além de poupar, o dinheiro é também investido, para que gere rendimentos, e o custo para montar o álbum seja “mais barato” para o seu bolso. É interessante procurar investimentos que pelo menos acompanhem a inflação, o que fará que o seu dinheiro não “perca valor” até a próxima copa.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.