“Sucesso é olhar-se no espelho e não sentir vergonha”; a entrevista da minha vida com Nassim Taleb

Confira o artigo do economista e especialista em investimentos Richard Rytenband

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor: Richard Rytenband, economista, especialista em investimentos e apresentador do programa “Os Antifrágeis” no InfoMoneyTV.

No dia 7 de novembro de 2017 realizei um dos meus sonhos, conhecer e conversar com meu grande ídolo Nassim Nicholas Taleb, autor da série Incerto que inclui obras como Cisne Negro e o Antifrágil – coisas que se beneficiam com o Caos. Esta foi a entrevista da minha vida, já que posso afirmar sem qualquer exagero que a obra de Taleb mudou a forma como lido com meus investimentos.

O meu início no mercado financeiro foi muito precoce, com apenas 6 anos de idade anotava cotações das ações para o meu pai, através do programa Informe Econômico da extinta TV Manchete. Nesta época, sem internet, era preciso ligar para a corretora ou aguardar os boletins periódicos que passavam na TV para se atualizar sobre os últimos negócios na bolsa. Desde começo a minha relação com o mercado foi amor à primeira vista e com 13 anos comprei a minha primeira ação, a empresa se chamava Ferro-Ligas, mas minha escolha não foi das melhores e perdi todo o meu dinheiro quando as ações viraram pó e o capital da empresa foi fechado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Depois de conhecer a ruína pela primeira vez, decidi me dedicar aos estudos e me preparar melhor para uma nova oportunidade que surgiu em 1998, quando aos 17 anos comecei a operar derivativos e mercado internacional. Com um bom embasamento da escola fundamentalista, técnica e modelos de gestão de risco acreditava estar pronto e ter encontrado o “Santo Graal” para lidar com os mercados. Uma grande ilusão, já que o mercado por diversas vezes mostrou as limitações das minhas ferramentas e me colocou novamente próximo da ruína. Era preciso mudar ou ser extinto do mercado de uma vez por todas.

Após anos alternando bons e maus resultados, o ano de 2004 foi decisivo, quando finalmente tive contato com o livro Iludido Pelo Acaso, de Nassim Taleb e Mercados Financeiros Fora de Controle, de Benoit Mandelbrot. Ao ler esses livros encontrei a minha paz, com um conteúdo que demonstrava claramente e com rigor científico aquilo que já vivenciava na prática, que os mercados são muito turbulentos e as ferramentas tradicionais subestimam os riscos e nos expõem regularmente ao risco da ruína.

Os insights contidos na obra de Taleb contribuíram na criação de uma série de ferramentas, como modelos de fragilidade que informam de forma precisa quando me expor ou não em determinado ativo. Se engana quem pensa que o conteúdo do Incerto é meramente teórico e pouco tangível, muito pelo contrário, não há obra mais prática e pragmática que esta série de livros.

Continua depois da publicidade

Em 2017 conheci em um evento de derivativos, Luiz Fernando Roxo, um grande especialista no tema que me convidou para um projeto despretensioso chamado “Os Antifrágeis”, um bate-papo semanal sobre alguns capítulos do livro Antifrágil e que seria veiculado no Youtube. A ideia era disseminar um pouco mais o conteúdo que incrivelmente ainda é desconhecido pelo grande público. O programa piloto deu tão certo que recebemos o convite da InfoMoney TV para integrar a grade do canal e em pouco tempo nos tornamos uma das maiores audiências da internet.

O sucesso do programa e a vinda prevista de Nassim Taleb ao Brasil para o evento HSM Expo, criaram a oportunidade perfeita para o encontro: em setembro fomos oficialmente convidados pela HSM para entrevista-lo após a sua palestra do dia 7 de novembro.

O dia chegou. Após assistirmos emocionados a palestra “Antifrágil: Prosperando na Volatilidade e Mudança” corremos para o estúdio onde seria gravada a entrevista. Taleb chegou pontualmente no horário determinado, nos cumprimentou e perguntou se tínhamos as perguntas prontas. Ao responder que sim, ele disse que este tipo de formato não funcionaria e o ideal seria batermos um papo descontraído e deixar que as perguntas surgissem naturalmente, destacando que poderíamos fazer quantas quiséssemos.

O bate-papo durou mais de 40 minutos e rendeu uma das suas melhores entrevistas em que tratamos de curiosidades da sua obra Incerto, do novo livro “Skin in The Game”, conceitos de riqueza e até mesmo sobre o nosso programa Os Antifrágeis, em que ele se disse honrado pela nossa iniciativa.

Aproveito para transcrever dois momentos marcantes da entrevista. O primeiro quando ao ser perguntado por Luiz Fernando Roxo o que ele considerava ser uma pessoa realmente rica e ele respondeu:

“A primeira coisa para considerar o sucesso é olhar-se no espelho e não sentir vergonha. Eu já fiz algumas coisas que me fizeram sentir vergonha, que de alguma forma eu corrigi tendo mais coragem. A virtude clássica é principalmente coragem”.

E depois quando fiz uma pergunta enviada por Gustavo Domingues, membro do nosso grupo fechado no facebook sobre como disseminar as ideias do Antifrágil no país e ele respondeu:

“‘O Antifrágil’ teve maior impacto sobre as coisas, e continua crescendo; agora vende mais do que ‘Cisne Negro’. Está se disseminando. É mais prático. Ele confunde a pessoa certa, ajuda a pessoa certa. Com ‘O Antifrágil’ eu descobri que quero ter leitores clássicos. ‘O Antifrágil’ está influenciando as pessoas certas, como vocês, e é para isso que ele serve, para vocês seguirem em frente. Eu cumpri meu dever e fico feliz em ter contribuído com algo”.

Ao final da entrevista entregamos um grande mosaico contendo as fotos dos membros do nosso grupo segurando o livro Antifrágil. A sua reação foi de emoção, acompanhada por muitos agradecimentos, fazendo questão de postar a foto do mosaico em seu twitter pessoal. Antes de sair do estúdio, Nassim Taleb fez questão de agradecer e cumprimentar cada integrante do estúdio, incluindo toda equipe técnica, tirou fotos e se despediu.

No final não se confirmou a máxima de que podemos nos decepcionar quando nos aproximamos dos grandes ídolos, no meu caso foi o oposto, a admiração se tornou ainda maior.

Muito obrigado Nassim Taleb, Luiz Fernando Roxo, InfoMoney, HSM e todos os fãs de os Antifrágeis por terem me proporcionado este momento tão especial! Como ele mesmo recomendou: vamos seguir em frente!

Clique aqui e veja a entrevista na HSM Experience. As 2 temporadas de “Os Antifrágeis” estão disponíveis na InfoMoney TV, confira aqui.