CONTEÚDO DO LEITOR: como foi a minha primeira reunião Apimec do Itaú

Confira o artigo escrito por Rodrigo de Souza, programador e aluno do InfoMoney, na seção "Conteúdo do Leitor"

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Rodrigo da Silveira de Souza, 31 anos, Programador e aluno do curso do InfoMoney Como Montar uma Carteira de Ações Vencedora

No dia 15/03/2018 tive a oportunidade de participar da Reunião Apimec do Itaú Unibanco (ITUB4) em Curitiba. Foi minha primeira vez no evento e foi uma experiência incrível poder conhecer mais de perto o trabalho e os planos da empresa que eu invisto (sou acionista há 9 meses via Itaúsa – ITSA4), além de também perceber como é a relação de uma empresa de capital aberto com seus acionistas e analistas de investimentos.

O evento durou das 19h às 21h30 e contou com algo entre 120 e 150 pessoas. Após o Itaú apresentar os resultados de 2017 e a visão macroeconômica para 2018, foi dado início à rodada de perguntas e respostas. E tive a oportunidade de ter uma pergunta minha sendo respondida durante o evento. Perguntei se o Itaú tem planos para migrar para um segmento de governança corporativa melhor, como o Novo Mercado, e como eles estavam olhando para empresas como Nubank e Intermedium como futuros concorrentes. Em resumo, a resposta do banco foi que eles não veem necessidade de migrar para outro nível de governança pelo respeito e transparência adotado com o mercado. A segunda resposta foi que eles estão acompanhando de perto sim não só estas empresas citadas como outras startups e fintechs e no momento em que acharem que alguma empresa possa tornar-se uma “ameaça” às suas projeções de resultados eles podem buscar parcerias.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas o painel de projeções macroeconômicas foi o que mais me impressionou. Eles apresentaram um cenário otimista e outro pessimista para o Brasil, e mesmo no cenário pessimista a situação econômica do Brasil mostra-se muito melhor do que aquela vista anos atrás. No entanto, eles apresentaram nos dados de atividade que o PIB brasileiro foi praticamente carregado pelo setor agrícola, o que evidencia a importância de avançarmos com a agenda de reforma, principalmente da previdência e tributária.

Outro dado bem interessante também foi mostrar que um investidor que tenha aplicado R$ 100 mil em ações do Itaú em 2008 teria hoje aproximadamente R$ 500 mil.

Saí com uma ótima impressão do evento e recomendo para qualquer um que queira conhecer melhor as empresas que investe. Fui surpreendido e minha confiança na gestão e na governança do banco só aumentou depois disso.

Continua depois da publicidade

Obrigado.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.