CONTEÚDO DO LEITOR: Economia brasileira – a galinha vai voltar a voar?

Confira o artigo escrito por Rafael Etzel na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Rafael Etzel, 35 anos – Trader.

Início do fim da crise!

Será? Sou apenas mais um cidadão focado em honrar todos os compromissos que quando chegamos a fase adulta, nos são dados. Para tanto, foco em trabalhar, investir e sempre, mas sempre controlar os gastos impulsivos! Vejo com isso, possibilidades enormes de retornos financeiros com investimentos de renda variável e alguma coisa de renda fixa! Temos uma bolsa que antecipa a iminente realidade das companhias listadas. Somado a isso, ao final de mais um dia de trabalho, ligo a TV e as notícias de economia são das mais otimistas!

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, comemoremos o fim da crise financeira, pois até o crescimento do PIB será por volta de 1% e o desemprego vem diminuindo. Sendo assim, tudo dá conta de que a crise acabou, mas será mesmo?!

Não costumo, ou gosto de ser pessimista, mas sigo muito desconfiado de todo o atual cenário e explicarei o porquê! 

Tivemos duas das principais agências de classificação de risco rebaixando-nos como país bom pagador, sendo que a terceira agência deve tomar medida semelhante em poucos dias!

Continua depois da publicidade

Temos um governo que é totalmente dividido e com isso, não conseguimos aprovar o principal problema do país que é a reforma da previdência e, na minha opinião, isso nos custará bem caro!

Investidores estrangeiros estão de olho na nossa política enfraquecida e na eleição que , a depender do candidato eleito, pode causar um choque de interesse tão grande da expectativa criada pelo empresariado que, uma vez frustrada, colocamos tudo a perder! Sim, pois sem investimento estrangeiro o Brasil não anda!

Temos uma inflação que não reage (o que é muito bom para nós consumidores), mas diz muita coisa por traz disso! Fazendo uma continha de padaria: Inflação baixa = consumo baixo = cresimento baixo = desemprego alto/pouca criação de emprego! Ou seja, menos dinheiro na economia!

Continua depois da publicidade

E para finalizar minhas considerações, lhes perguntos: Caso algo no meio do caminho entre este e o próximo ano dê errado, teremos fôlego para alçar voo, ou estamos fazendo o que fizemos nos últimos anos que fora apenas o tão famoso voo de galinha?

Boa sorte e não se esqueçam de guardar e investir!

Forte abraço, Rafael Etzel.