CONTEÚDO DO LEITOR: Psicologia do Trader: Como vencer a si mesmo e o mercado

Confira o artigo do trader Felipe Parente, de 30 anos, na seção "Conteúdo do Leitor" do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Autor:Felipe Parente, 30 anos, Trader

Meu nome é Felipe Parente, sou de Ribeirão Preto – SP, estou no mercado financeiro a 2 anos e gostaria de compartilhar minha pequena experiência.

Ao iniciar no mercado eu acreditava que a “receita do bolo” seria apenas comprar barato e vender caro, na teoria isso é perfeito, mas quando comecei a operar vi que estava totalmente equivocado. No inicio até tive bons resultados comprando ativos longe de seus topos recentes porém logo vieram derrocadas consecutivas que me fizeram questionar meu “modus operandi”, decidi então procurar ajuda dos melhores profissionais do mercado e para minha grata surpresa encontrei uma qualidade de conteúdo totalmente gratuito na internet, material rico feito pelos melhores analistas de investimento do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dei inicio ao mergulho no aprendizado da análise técnica (coisa que antes acreditava ser fantasia) e me apaixonei a primeira vista. Descobri que é preciso identificar uma tendência (de alta ou de baixa) para iniciar uma operação e buscar o ponto de entrada com melhor retorno risco (passei a usar Stop).
Pois bem, passados pouquíssimos meses observei que não bastava conhecer a análise técnica para obter bons resultados (realizei vários testes em simuladores e tive muitos erros e perdas), foi aí que encontrei a tal Psicologia do Mercado.

Resumidamente é mais fácil você vencer o mercado armando uma armadilha de preços que vencer a si mesmo quando está perdendo ou ganhando em um trade. É extremamente comum um trader não usar stop ou modificar sua posição quando a operação vem contra, em seguida pensa em fazer preço médio para melhorar sua entrada e tentar amenizar sua dor, triste engano (eu fazia isso). Preste atenção no que vou dizer: você nunca acertará 100% de suas operação, é preciso aceitar o erro e sair o quanto antes de um trade perdedor.

Colocar isso em prática tem mudado minha vida na modalidade em que opero o SwingTrade, tenho me preparado muito para iniciar com a mesma psicologia em DayTrade, até aqui no simulador estou caminhando bem.

Continua depois da publicidade

Uma última dica: Nunca subestime o mercado, tenha uma meta bem definida de perda e ganho, nunca opere acima do seu limite de capital pré estabelecido (quantidade de ações e contratos) e siga a risca sua estratégia!

Desejo que esse depoimento ajude o maior número de pessoas possível, essa é minha forma de retribuir e agradecer por tudo que já aprendi.

Felipe Parente.

Quer ver seu texto publicado no InfoMoney? Nós também! Clique aqui e envie seu artigo.