Lukaku, destaque da Bélgica, já tomou leite com água e hoje ganha R$ 50 milhões

Jogador foi comprado pelo Manchester United neste ano por 75 milhões de libras

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta sexta-feira (6), às 15h, o Brasil disputa uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo contra a seleção da Bélgica – lar do fenômeno futebolístico Romelu Lukaku, atacante do Manchester United.

Descrito por narradores com palavras como “tanque”, “monstro”, e derivados, o jogador disputa a vaga de artilheiro nesta edição do mundial. Fora da Copa, tem salário semanal de 200 mil libras no Manchester United – o que corresponde a aproximadamente 9,6 milhões de libras por ano (R$ 50 milhões), de acordo com a mídia esportiva inglesa. Sua contratação custou nada menos que 75 milhões de libras aos cofres do clube. 

Leia também: Funcionários têm direito a sair do trabalho para assistir aos jogos do Brasil na Copa?

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Leia também: Lukaku, candidato a melhor jogador da Copa, revela dramas de infância

Mas o bolso de Lukaku nem sempre foi tão recheado. No início da Copa, uma carta escrita pelo atacante fez enorme sucesso nas redes sociais do mundo inteiro. Nela, o camisa 9 descreveu situações de pobreza que teve de enfrentar antes de chegar aonde chegou esportiva e profissionalmente. 

“Eu me lembro do momento exato em que soube que estávamos quebrados. Ainda consigo visualizar minha mãe na geladeira e o olhar no rosto dela”, escreveu, em um trecho. “Naquele dia, eu cheguei em casa e entrei na cozinha e vi minha mãe na geladeira com uma caixa de leite, como sempre. Mas, naquela vez, ela estava misturando algo. Ela estava balançando, sabe? Eu não entendi o que estava acontecendo. Ela me trouxe o almoço e estava sorrindo, como se tudo estivesse bem. Mas eu percebi na hora o que estava acontecendo. Ela estava misturando água no leite”, detalha. Para ler o texto na íntegra, clique aqui

Continua depois da publicidade

Lukaku é jogador profissional desde os 16 anos, conforme também contou na carta publicada sobre sua história. “Eu assinei contrato profissional com o Anderlecht no meu aniversário, 13 de maio”, conta. “Eu corri no gramado pelo Anderlecht aos 16 anos e 11 dias”. 

Poliglota, com 5 idiomas no currículo, Lukaku sabe falar português fluentemente. Isso graças à convivência com jogadores como David Luiz e Willian no Chelsea, clube em que jogou anteriormente. O Manchester é seu quarto clube na Inglaterra: também defendeu as camisas do West Bromwich e do Everton. Pela liga inglesa, tem nada menos que 101 gols. 

Não tem o salário de um jogador de futebol? Invista. Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney