Salários de profissionais do mercado financeiro aumentará até 10,5% neste ano; confira perspectivas

O Guia Salarial Robert Half de 2018 e especialistas comentam sobre o cenário de carreiras do mercado financeiro 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2018, o mercado financeiro tende a ser um dos melhores para os profissionais: a perspectiva é de que os salários tenham um aumento médio de 10,5%, de acordo com o Guia Salarial Robert Half, e novas oportunidades de carreira vão aparecer graças ao surgimento de novas tecnologias. Em comparação com os demais setores do mercado de trabalho, seu crescimento será maior. 

“Há apetite por investimentos e as oportunidades aparecem em Fintechs, meios de pagamentos, fundos e áreas de crédito”, diz o Guia. A demanda também é por conhecimentos mais específicos de análises financeiras, operações de reestruturação e, principalmente, a fluência no inglês.

Rui Furtado, gerente da consultoria Michael Page e especialista em mercado financeiro, concorda que o cenário para este ano é positivo. “No primeiro semestre de 2017, o cenário ainda estava muito incerto em relação à economia e por isso as posições de geração de novos negócios ficaram bastante congeladas. Mas neste ano as contratações devem aumentar e os profissionais do setor, num todo, vão ver uma retomada”, disse.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além das já mencionadas no Guia, Rui comenta que as oportunidades devem aparecer nas corretoras de investimentos, nas posições de financial technology, corporate banking e também para profissionais de M&A.

Também será visto um aumento nas contratações voltadas para gerações de negócios, um reflexo da mudança da posição de cautela das empresas para uma mais voltada para novos negócios e investimentos.

É importante atentar-se, entretanto, para uma exigência cada vez mais recorrente do mercado: a das certificações de CFA, CFP E CPA20. O Guia explica que o aumento nas buscas parte das próprias empresas, que procuram cada vez mais os “melhores e mais preparados” profissionais – normalmente, os que já possuem alguma das certificações e outros cursos complementares.

Continua depois da publicidade

O Guia releva também quais devem ser os salários médios para cada profissão, de cada setor do mercado financeiro. Confira quais são:

 

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos.