Salários de profissionais do mercado financeiro aumentará até 10,5% neste ano; confira perspectivas

O Guia Salarial Robert Half de 2018 e especialistas comentam sobre o cenário de carreiras do mercado financeiro 

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2018, o mercado financeiro tende a ser um dos melhores para os profissionais: a perspectiva é de que os salários tenham um aumento médio de 10,5%, de acordo com o Guia Salarial Robert Half, e novas oportunidades de carreira vão aparecer graças ao surgimento de novas tecnologias. Em comparação com os demais setores do mercado de trabalho, seu crescimento será maior. 

“Há apetite por investimentos e as oportunidades aparecem em Fintechs, meios de pagamentos, fundos e áreas de crédito”, diz o Guia. A demanda também é por conhecimentos mais específicos de análises financeiras, operações de reestruturação e, principalmente, a fluência no inglês.

Rui Furtado, gerente da consultoria Michael Page e especialista em mercado financeiro, concorda que o cenário para este ano é positivo. “No primeiro semestre de 2017, o cenário ainda estava muito incerto em relação à economia e por isso as posições de geração de novos negócios ficaram bastante congeladas. Mas neste ano as contratações devem aumentar e os profissionais do setor, num todo, vão ver uma retomada”, disse.

Continua depois da publicidade

Além das já mencionadas no Guia, Rui comenta que as oportunidades devem aparecer nas corretoras de investimentos, nas posições de financial technology, corporate banking e também para profissionais de M&A.

Também será visto um aumento nas contratações voltadas para gerações de negócios, um reflexo da mudança da posição de cautela das empresas para uma mais voltada para novos negócios e investimentos.

É importante atentar-se, entretanto, para uma exigência cada vez mais recorrente do mercado: a das certificações de CFA, CFP E CPA20. O Guia explica que o aumento nas buscas parte das próprias empresas, que procuram cada vez mais os “melhores e mais preparados” profissionais – normalmente, os que já possuem alguma das certificações e outros cursos complementares.

O Guia releva também quais devem ser os salários médios para cada profissão, de cada setor do mercado financeiro. Confira quais são:

 

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos.