Conheça 5 perfis de novos profissionais

Pesquisa aponta as características mais comuns dos funcionários de grandes empresas

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Um levantamento realizado com dois mil profissionais de todo o mundo descobriu novos comportamentos de comunicação, necessidades e pontos problemáticos da nova força de trabalho empresarial.

A pesquisa encomendada pela Plantronics identificou cinco perfis de funcionários de grandes empresas. Conheça cada um deles abaixo:

Comunicador de escritório 
O tipo mais tradicional identificado, o comunicador de escritório, não leva trabalho para casa e é resistente à adoção de novas tecnologias ou mudanças no sistema operacional da empresa. Em média, esses profissionais utilizam seis dispositivos eletrônicos durante o dia, mas se baseiam basicamente no e-mail e telefone fixo, mesmo que 42% dos pesquisados também afirmem que utilizam smartphones. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Colaborador de escritório
Apesar de se dividir entre mais dispositivos, sete por dia, 68% dos profissionais deste estilo têm mais problemas para se concentrar quando há ruído no escritório. Grande parte não trabalha sem o fone de ouvido, seja para realizar chamadas ou para escutar música para abafar o som das conversas paralelas. São fãs de tecnologia e aplicativos que ajudam a facilitar o dia a dia e 73% usam o smartphone como ferramenta de trabalho. 

Profissional flexível

 O tipo mais buscado pelas empresas atualmente, por sua flexibilidade e adaptação rápida, não apenas gostam de tecnologia, mas são entusiastas. Em média, utilizam oito dispositivos diariamente e se preocupam em atrelar o estilo pessoal à tecnologia. Passa 58% do tempo na mesa de trabalho, mas não hesita em trabalhar de casa ou de outros locais, com ajuda de smartphones (80%) e tablets (50%). 

Guerreiros da estrada

São profissionais que normalmente estão em posições que exigem contato direto com o cliente – passam a maior parte do tempo fora do escritório ou, ao menos, fora da mesa de trabalho. Em reuniões a maior parte do tempo, utilizam smartphone e notebook como principais ferramentas de trabalho e nunca ficam offline. Cerca de 35% deles investem em fones de ouvido bluetooth e se preocupam em parecer profissional, com uma voz clara e sem ruídos durante as chamadas, que podem ser realizadas de uma sala de conferência ou do trânsito. 

Executivo conectado

São mentes criativas e conectadas e geralmente ocupam cargos de gerência. Esses profissionais se identificam como “nerds de tecnologia” e não valorizam a rigidez, mas a capacidade de passar de uma tarefa para outra com desenvoltura. Estes profissionais equilibram o uso do telefone de mesa, smartphone e computador – extraindo o melhor de cada tecnologia de acordo com a tarefa. Em um dia chegam a utilizar nove dispositivos diferentes para cumprir as obrigações pessoais e profissionais – já que não veem mais barreiras fixas entre um e outro. Por trabalhar em diversos locais, o ruído externo pode ser um problema para 69% dos entrevistados e, por isso, não dispensam música durante todos os momentos do dia.