4 atitudes que são imprescindíveis para tornar-se um líder bem-sucedido

A coach Marcela Claro, autora do livro "Os Segredos do Líder Coach", explica que ser um líder vai além de habilidades técnicas e conhecimento e que muitos não passam de ''líderes comuns''

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Cargos de liderança normalmente exigem que o profissional tenha habilidades mais específicas e desenvolvidas, principalmente pelo fato de serem responsáveis pelo desempenho de toda uma equipe.

Ainda que tenham habilidades complementares, essa função vai além da técnica; um líder que têm capacidade técnica, mas não preparação humana e de gestão para assumir se torna um líder comum. Como explica Marcela Claro, autora do livro “Os Segredos do Líder Coach”, esse líder entende seu cargo como “uma promoção natural do profissional”, algo que não deveria acontecer.

“O mundo precisa de líderes que obtenham resultados com as pessoas. Precisa se importar com seus liderados e saber extrair o melhor de si mesmo e das pessoas com quem trabalha”, explicou.

Continua depois da publicidade

Para se tornar esse líder, ela explica que eles devem colocar em prática quatro práticas diferentes, que serão responsáveis por “liderar pessoas de forma surpreendente”. Confira quais são:

1. Construir ambientes seguros
“Segurança é uma das necessidades básicas do ser humano. Portanto, motivação tem uma estreita ligação com o sentimento de segurança que uma pessoa possui”, explicou. Ela completa que, para conseguir conquistar verdadeiramente sua equipe e alcançar resultados positivos, o líder precisa do comprometimento de seus liderados, o que só acontece quando se sentirem seguras para poder agir.

2. Seja um comunicador competente
A coach explica que um líder de sucesso precisa desenvolver a habilidade de se comunicar para que ele tenha uma conexão mais intensa com a equipe. Aprender a comunicar-se não diz respeito somente às palavras utilizadas, que também têm poder, mas também pedem que o líder aprenda a ouvir os liderados da forma correta, compreenda o mundo dos liderados e construa uma linguagem afirmativa e com sentido.

3. Respeite códigos de honra
“Um íder possui um forte compromisso ético que se reflete em cada ação sua. Ele adota uma forma de viver, baseada em códigos de honra. Ele consegue ir aonde outros não vão, ver o que outros não veem, superar seus medos e também seus limites”, explicou Marcela.

Ela reforça que os “códigos de honra” são princípios que vão orientar os líderes e definir os limites das estratégias criadas para alcançar os objetivos.

4. Aja pensando no futuro
“A verdadeira arte da liderança está em saber viver o presente com foco no futuro”, disse. Para isso, os líderes devem inspirar e influenciar sua equipe com seu próprio comportamento, manter uma visão estratégica, ter prazer com sua forma de trabalhar e, principalmente, sempre pensar no futuro.

Tópicos relacionados