8 hábitos que você deve eliminar da sua rotina agora

Inconscientemente realizados, eles afetam a sua produtividade e bom humor

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Diversas atitudes realizadas diariamente interferem em nosso bom humor e produtividade. Por menores e “insignificantes” que pareçam, elas podem prejudicar um bom dia de trabalho ou até mesmo, uma tranquila noite de sono. Abandonar esses hábitos é difícil e exige muito autocontrole, mas é fundamental para que você seja bem-sucedido em tudo o que fizer. Como diz Warren Buffett, as correntes dos hábitos são muito leves para serem sentidas até que estejam muito pesadas para serem quebradas.

Travis Bradberry, colunista do Entrepreneur, listou alguns desses hábitos:

1- Usar o telefone, tablet ou computador antes de dormir 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

A luz azul de curto-comprimento desempenha um papel importante no seu humor, nível de energia e na qualidade do seu sono. Pela manhã, os raios de sol contêm altas concentrações desse tipo de luz e quando os seus olhos são expostos a ela, a produção do hormônio indutor do sono, melatonina, é interrompida e faz com que você se sinta mais atento. À tarde, os raios solares perdem a sua luz azul, o que permite que o seu corpo produza melatonina e deixe você sonolento. Já durante a noite, o seu cérebro não espera nenhuma exposição à luz e, por isso, é mais sensível à luz.

Muitos dos dispositivos que utilizamos como notebooks, tablets e celulares, emitem essa luz azul de curto-comprimento diretamente em nossos olhos. Essa exposição prejudica a produção de melatonina e interfere na nossa capacidade de adormecer, assim como, na qualidade do sono quando optamos por desligar os aparelhos.

2- Ficar navegando na internet impulsivamente

Continua depois da publicidade

Você precisa de 15 minutos consecutivos para conseguir focar e se engajar em uma única tarefa e, ao conseguir, você entra em um fluxo contínuo de produtividade. Estudos apontam que as pessoas que entram nesse fluxo são cinco vezes mais produtivas do que elas seriam em demais circunstâncias. Quando você dá diversas pausas no trabalho para checar as notícias, o Facebook ou o resultado de um jogo de um futebol, por exemplo, você é tirado daquele ambiente de concentração e, dessa forma, precisará de mais 15 minutos contínuos para retornar àquele estado.

3- Ficar checando o seu celular durante uma conversa

Uma troca de mensagens pelo WhatsApp ou uma rápida olhada na tela do celular são suficientes para que você se distraia. Ao se comprometer com uma conversa, dedique todas as suas energias para aquele momento e para aquela pessoa. Você perceberá que as conversas serão melhores quando você estiver mais imerso nelas.

4- Depender de múltiplas notificações

Programar os seus aparelhos para receber diversas notificações pode ser o seu pior pesadelo. Estudos mostram que checar o seu celular ou o seu e-mail toda vez que ele apita, faz com que a sua produtividade caia. Ser notificado a cada nova mensagem ou e-mail pode parecer produtivo, mas não é. Por isso, ao invés de ficar atento a qualquer sinal, tente checar os avisos em horários designados, como por exemplo, responder seus e-mails a cada hora. Dados apontam que essa é uma das formas mais produtivas de trabalho.

5- Dizer “sim” quando você deveria dizer “não”

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que quanto mais dificuldade a pessoa tiver em dizer não, mais suscetível ela estará ao stress, esgotamento e até mesmo, à depressão. Dizer não para novos compromissos contribui para o seu autocontrole e honra aqueles que você já possui, dando mais oportunidade para que você conclua os projetos existentes com mais sucesso.

6- Exercer várias funções ao mesmo tempo durante uma reunião

Você nunca deve dedicar apenas 50% da sua atenção, especialmente em reuniões. Se uma reunião não vale toda a sua concentração, então você nem deveria estar lá. Por outro lado, se for sobre algum assunto importante, busque extrair o máximo de informações possíveis. Além disso, exercer diversas funções cria a ideia de que você é mais importante do que os demais presentes, o que pode ser prejudicial para a sua imagem na empresa.

7- Agir somente quando tiver certeza de que será bem-sucedido

É comum esperarmos para começar algo, porque temos medo de que nossas ideias não sejam perfeitas, e de que o que produzimos possa não ser o melhor. Mas como você pode produzir algo se nunca começar ou se não permitir que as suas ideias se desenvolvam? O autor Jodi Picoult resume a importância de evitar o perfeccionismo: “Você pode editar uma página ruim, mas nunca conseguirá editar uma página em branco”.

8- Comparar-se com os outros

Não deixe que a opinião de terceiros interfira no seu sentimento de conquista e felicidade. Por mais que seja impossível “desativar” as impressões das outras pessoas sobre você, não se compare com os outros e não leve a opinião deles ao pé da letra. Evitando desgastes como esses, a sua autoestima virá sempre em primeiro lugar.