6 dicas de como transformar a procrastinação em produtividade

Apesar da chateação com o dia ruim, após uma reflexão é possível entender o que aconteceu para o resto da semana não ser afetado

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo já passou por aquele dia ruim no trabalho. É frustrante quando o horário do expediente acaba e sua lista de tarefas continua praticamente igual. O trabalho vai se acumulando e o dia seguinte se torna repleto de estresse. No final, você acaba deixando para depois as outras tarefas e quando vai perceber a semana acabou.

Recuperar o tempo perdido pode ser difícil, mas uma grande parte de como não procrastinar mais o seu dia é identificar a causa do problema e corrigi-lo. Apesar da chateação com o dia ruim, após uma reflexão é possível entender o que aconteceu para o resto da semana não ser afetado.

O site Business Insider elencou 6 maneiras de dar uma reviravolta no dia perdido e trazer de volta a produtividade. Confira:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Descubra por que você está improdutivo

Normalmente, quando você está procrastinando tudo durante o dia, há uma razão. Talvez você não tenha dormido bem ou não tenha almoçado ou você se distraiu com os colegas de trabalho, por exemplo.

Muitas vezes, o motivo exato é difícil de localizar, possivelmente porque é a junção de várias situações de estresse que atrapalham. Se conseguir identificar o que realmente  atrasa você, é possível tomar medidas diminuir as ditrações ou outros itens que atrapalhem. 

Continua depois da publicidade

2. Tomar medidas para minimizar as distrações

Se você trabalha em um escritório, pode fechar a porta e colocar um aviso. Se está em um trabalho online, bloqueie temporariamente o Facebook e outras redes sociais ou sites que tirem sua atenção. Ás vezes se concentrar na tarefa e colocar um fone de ouvido, diminuindo os ruídos, já ajuda.

3. Escolha uma tarefa simples para finalizar

Você precisa fazer com que as coisas andem de alguma forma, e a maneira mais fácil é finalizar uma tarefa. Quando o seu dia não está rendendo muito, remaneje o projeto mais complicado ou sensível para outro dia e ao invés disso faça algo simples. Uma outra dica, é fazer alguma tarefa física, que exija movimentação, como por exemplo organizar sua mesa, para que você entre em movimento. A partir disso, começar a próxima tarefa é mais fácil.

4. Dê um tempo a si mesmo

Quando o trabalho não rende e a procrastinação parece estar guiando seu dia, tire um tempo para si mesmo, cerca de 5 minutos para beber um café ou uma água. E assim quando voltar foque em se concentrar novamente. Outra forma de administrar o trabalho é deteminar o tempo que você deve cumprir cada tarefa, assim você se obriga a finalizá-la, e a procrastinação vai ficando para trás.

5. Lembre-se de que é apenas um trabalho

Você ocupa uma posição importante no trabalho, é peça de uma máquina maior e precisa estar bem. Cuidar de si mesmo, incluindo a parte física e mental, é essencial para a produtividade diário no trabalho aumentar.

6. Se avalie regularmente

A fim de evitar uma crise de estresse, você deve periodicamente refletir e avaliar sobre o que você vem fazendo. No início comece a fazer esse exercicio uma vez a cada hora, e vai começar a notar se está cansado, com fome, com sede ou distraído, por exemplo. Assim, atenda às suas necessidades e volte ao trabalho. Aos poucos você vai criando o hábito de se cuidar, e com o tempo você reduz esse momento de reflexão do que está fazendo porque seu dia se torna automaticamente mais produtivo.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.