8 maneiras infalíveis de pedir um aumento de salário

Algumas coisas são necessárias quando você quer pedir por mais

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Encontrar um emprego que esteja de acordo com as suas habilidades e demandas não é fácil, ainda mais quando você sente que está no lugar certo, mas não recebe valor equivalente ao seu bom trabalho. Nesses casos, é muito comum o receio de questionar o seu superior e, consequentemente, de pedir por um salário melhor.

O empresário e estrela do programa “Negociando com Tubarões”, Robert Herjavec, compartilha em seu livro “Você não precisa ser um tubarão”, seus melhores conselhos para quem quer ganhar mais no mesmo emprego. Mas deixa claro: “Eu não posso prometer que os passos seguintes garantirão a você um aumento toda vez que usá-los. Mas posso prometer que eles adicionarão confiança ao pedido e até ajudarão a impressionar os seus superiores”.

Confira as sugestões do investidor:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1- O timing é importante

Não peça um aumento durante o encontro anual de avaliação da sua performance, mas três ou quatro meses antes da avaliação, quando um aumento possa ser orçado de acordo com a sua performance. Além disso, tente conversar com o seu superior mais para o fim da semana, preferencialmente na quinta ou sexta-feira. “Gerentes tendem a estar mais abertos logo antes do fim da semana”, aponta. Outra sugestão é pedir depois do almoço, pois é um momento em que as pessoas estão mais relaxadas.

2- Não implore 

Continua depois da publicidade

Não comece por histórias de adversidades, mas convencendo os seus superiores do motivo pelo qual você merece um aumento. Se surgir uma oportunidade de mencionar as suas dificuldades pessoais, comente sobre o assunto, mas nunca se esqueça de que você está pedindo por um aumento justificado, não por uma compaixão corporativa. “Sinto muito se o seu gasto com a creche tenha subido ou se o seu cônjuge perdeu o emprego, ou se outro evento desastroso tenha impactado as suas finanças. Mas isso é problema seu, não meu”, escreve Herjavec.

3- Adicione ao seu valor, um comprometimento

Ganhar um aumento não tem a ver com o passado, mas com o futuro. Ao pedir um aumento, você está propondo que o seu salário ficará de acordo com o aumento do seu valor para a empresa. “Apresente esse argumento de maneira eficaz e terá maior chance de obter dinheiro”, aponta. Busque pensar em formas para aumentar o seu desempenho: um novo treinamento? Novas responsabilidades? Uma mudança radical não é necessária, apenas a confirmação de que você é um bem valioso para a empresa.

4- Procure demonstrar diferenciais

Tente encontrar algum aspecto do seu trabalho que, por ser valioso e único, diferencie você dos demais. Se você é o único funcionário qualificado para uma determinada função do negócio, ou foi responsável por gerar vendas e lucros substanciais, e o seu salário estiver incompatível com o mercado, não imagine que os seus superiores saibam disso. “Faça com que eles saibam”, frisa.

5- Esteja preparado

Pratique o seu discurso para que você tenha as respostas na ponta da língua do que lhe for questionado. É importante também, que você entenda a perspectiva da empresa com relação a recompensas como aumento de salário ou comissão. Além disso, lembre-se de ser proativo, perguntando o é necessário para que você obtenha aquela promoção.

6- Seja confiante, não arrogante ou metido

A menos que você esteja falando sério e estiver realmente preparado, nunca ameace procurar outro emprego se a sua demanda não for atendida. Ameaças vazias não ajudam a obter o que está sendo pedido, e qualquer ameaça desse tipo pode acabar com a sua carreira com esse empregador. “Como eu respondo a pedidos de aumento sob ameaça? Eu não respondo e nem, eu suspeito, responderá o seu empregado”, diz.

7- Leve provas do seu desempenho

Procure formas de provar que o seu trabalho melhorou ao longo do último ano e sugira que o seu desempenho aumentará pelos próximos meses, sempre alinhando os seus projetos às metas da empresa. Uma sugestão é registrar no papel uma síntese de suas expectativas e razões, de forma a ser mais persuasivo frente a seus superiores. Esse documento será útil também, caso eles precisem consultar superiores a eles para obter uma aprovação do aumento.

8- Se todas as tentativas forem em vão, uma mudança pode ser bem-vinda

O alerta de não ameaçar deixar o emprego ainda é válido, mas se você tiver certeza de que a recusa ao seu pedido é injusta, talvez seja melhor você procurar por uma outra colocação. “Não deixe de se preparar para uma mudança e evite tomar uma decisão precipitada”, frisa.

Comece respondendo a algumas perguntas que vão além da recusa em lhe dar um aumento: houve uma promessa futura de promoção ou aumento salarial? Se sim, o quanto você acredita que ela é válida e quanto ela representa para você? Quais são as oportunidades de trabalho que você está perdendo ao ficar onde está, em que não se sente valorizado nem apreciado? Se a resposta negativa ao aumento for uma grande decepção para você, considere dar uma olhada no mercado em busca de novas oportunidades.

“Você pode descobrir algo muito mais recompensador com relação ao salário e à satisfação no trabalho”, conclui.