As 10 carreiras que as crianças mais desejam seguir, segundo levantamento

A consultoria Michael Page conversou com 100 crianças do Reino Unido e pediu para que desenhassem quais são as profissões que mais desejam seguir

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo um levantamento realizado pela Michael Page, empresa de recrutamento executivo, as profissões que as crianças mais se imaginam seguindo quando adultas é a de professora e jogador de futebol, no caso de meninas e meninos, respectivamente.

Outras profissões que as meninas desejam alcançar são a de veterinária e cientista, que ocupam a segunda e terceira posição; para os meninos, policial e cientista, também nas mesmas posições.

A consultoria conversou com 100 crianças do Reino Unido, todas com idade entre 7 a 11 anos, e pediu para que desenhassem as profissões que mais desejam exercer.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Os desenhos das meninas mostraram geralmente um foco em profissões mais colaborativas (professores, enfermeiros e veterinários) e também no entretenimento (músicos e artistas). Comparativamente, os desenhos dos meninos representam aspirações em profissões ligadas ao esporte (jogadores de futebol, pilotos de rali e jogadores de rúgbi), além de carreiras onde eles podem exercer autoridade na sociedade (como bombeiros e polícia)”, explicou Oliver Watson, diretor executivo da Michael Page no Reino Unido.

Outro ponto que o estudo levantou é a visão estereotipada que as crianças têm sobre as outras: os desenhos mostram que quatro a cada cinco crianças imaginam banqueiros como homens e enfermeiras como mulheres; isso representa, segundo Oliver, uma visão de que cada gênero possui funções específicas no mercado de trabalho.

Confira o ranking das profissões que meninos e meninas mais desejam:

Continua depois da publicidade

As carreiras mais desejadas por crianças
  Meninas  Meninos 
1 Professora Jogador de futebol
2 Veterinária  Policial
3 Cientista Cientista
4 Designer Designer
5 Dançarina  Explorador 
6 Enfermeira  Bombeiro 
7 Cabelereira Paleontólogo
8 Ginasta Piloto
9 Padeira Piloto de rally
10 Artista Jogador de rúgbi