Foi demitido? Saiba como encarar situação e se recolocar no mercado

Para seguir em frente, consultores selecionaram dicas que poderão te ajudar a conquista uma nova oportunidade
Por Luiza Belloni Veronesi  
a a a

SÃO PAULO - Demissão, geralmente, é uma situação delicada que muitos profissionais acabam desacreditando em seu potencial e não sabem como recomeçar. Muitas vezes, a demissão não é ocasionada por causa do desempenho do profissional, mas por cortes nos gastos, por problemas financeiros, ou fatores que não necessariamente tem a ver com a incapacidade do colaborador. Mas para que a dúvida não fique no ar é fundamental conversar com o gestor na hora da demissão.

O diretor da Page Personnel, Roberto Picino, explica que é direito do profissional saber o porquê que os superiores chegaram a esta decisão. “Assim, saberá se a causa da demissão veio da empresa ou do seu desempenho e saberá exatamente em que melhorar, para não passar pela mesma situação no emprego seguinte. Também não crie tumulto ou inimizades na hora da rescisão. É sempre importante manter sua rede de contatos profissionais saudável”, explica.

Novas oportunidades
Para seguir em frente e se recolocar no mercado de trabalho, consultores selecionaram dicas que poderão ajudar a conquista uma nova oportunidade:

Controle os gastos: o momento é de economizar. Aproveitar o tempo livre e a perspectiva de um novo cargo para investir em cursos é natural, porém, evite desperdiçar sua reserva financeira em atividades que não são prioridade no momento. Se aperfeiçoar é importante, mas se desejar fazê-lo, procure capacitações que realmente farão diferença para o cargo que pretende conquistar. Uma alternativa é procurar cursos gratuitos ou com a mensalidade reduzida, oferecidos por universidades ou pelo sindicato de sua área.

Aproveite para refletir: tentar responder perguntas como “por que perdi o emprego?”, “o que poderia ter feito para garanti-lo?”, “quais são os pontos negativos que podem ser melhorados”, entre outras questões que poderão guiar para um aprimoramento profissional. Visão de futuro também é essencial para ir diretamente atrás do que deseja, em vez de ficar procurando oportunidades sem ter certeza do que quer encontrar.

Prepare-se para as oportunidades: esta é a hora de rever o currículo, atualizar informações pertinentes à área e procurar a estudar dicas de como obter sucesso em uma seleção ou uma entrevista de emprego. Quando a chance surgir, estará pronto para consegui-la.

Invista no networking: não é vergonhoso ou errado pedir indicações. Uma oportunidade não cairá do céu e, muitas vezes, as melhores são justamente por indicação. Afinal, mesmo que você não seja indicado por alguém, as pessoas saberão de sua condição e, se elas virem uma oportunidade, pensarão em você.

“Tenha em mente que a demissão pode ser a chance para um recomeço. Reflita sobre o caminho profissional que vinha seguindo e decida se está satisfeito com ele. Explore possibilidades e tente um novo cargo quando tiver certeza do que deseja para o seu futuro”, recomenda o diretor da Page Personnel, Danilo Castro.

Deixe seu comentário

Alicy Cristina (25/07/2012 11:57:14) É sempre bom saber o que fazer em momentos de crise.
Armando Pucci (09/08/2012 01:15:30) Achei pertinente essas orientações.