Confira dicas para ser bem sucedido em uma entrevista de emprego em inglês

Segundo especialista, é fundamental estar preparado para as questões comuns; além disso, saiba os termos técnicos da área
Por Viviam Klanfer Nunes  
a a a

SÃO PAULO – Atualmente, ter uma boa formação acadêmica já não basta para conseguir uma colocação diferenciada no mercado de trabalho. Os profissionais devem estar cientes que o domínio da língua inglesa, por exemplo, é um dos itens a mais que precisam ter. Ainda no processo seletivo, é possível notar essa exigência. Você sabe, porém, como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês?

Por mais que o profissional acredite que tem conhecimento suficiente da língua, é importante estar preparado. Pensando nisso, o diretor da Achieve Languages, João Tomazeli, ensina cinco passos para ser bem sucedido em uma entrevista em inglês. “Dicas simples são úteis para candidatos que estudam inglês, mas ainda não dominam 100% o idioma”, explica. Mas vale lembrar que o mais importante nesses casos é nunca mentir sobre o nível de conhecimento.

Confira as dicas elaboradas pelo diretor:

Are you ready for the interview? Está pronto para a entrevista?

Let's start talking about yourself. How old are you and where do you live? Vamos começar falando de você, qual sua idade e onde você mora?

How is your personality? What are your qualities?And what are your faults? Como é sua personalidade? Quais são suas qualidades e defeitos?

What do you want for your career? O que você busca para sua carreira?

Why do you want to leave your present job? Por que você quer deixar seu emprego atual?

What is your principal goal? Qual seu principal objetivo?

Why should we hire you? Por que deveríamos contratá-lo?

Tell me about your professional experience. Me fale sobre sua experiência profissional.

- Treine a pronúncia das palavras - seguindo as duas dicas anteriores, o candidato é capaz de visualizar praticamente todas as perguntas que serão feitas. É ideal que se crie um roteiro da entrevista, já pensando nas possíveis respostas para que se estude a pronúncia correta, principalmente dos termos técnicos.

Em caso de dúvidas, pode-se recorrer a professores, amigos com maior nível de fluência ou à internet. Há excelentes ferramentas com sintetizadores de voz disponíveis na internet e que conseguem reproduzir com precisão palavras em diferentes idiomas.

Um exemplo de fonte confiável e gratuita para consulta é o site www.oald8.com, onde está disponível o dicionário Oxford Advanced Learner’s Dictionary, e que oferece consulta não somente do significado das palavras como também de sua pronúncia.

- Conheça a empresa - considerada por especialistas da área de recrutamento e seleção como a principal “lição de casa” que os candidatos devem fazer, a pesquisa sobre a empresa em que se deseja trabalhar é extremamente importante, independente da entrevista em inglês.

Isso demonstra interesse pela vaga e certamente garante pontos a mais com o entrevistador. Se for uma multinacional, é importante acessar o site em inglês e pesquisar sobre os produtos e o mercado. Se for uma empresa de capital aberto, deve-se buscar dados de faturamento para fazer perguntas pertinentes sobre a empresa no Brasil e globalmente durante a seleção.

Deixe seu comentário