Você sabe o que fazer para conseguir um emprego em outro estado?

Primeiro passo é atualizar o currículo, depois, abrir uma conta no Skype; entrevista on-line possivelmente acontecerá

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Uma coisa é mudar de emprego na mesma cidade, outra, bem diferente, é fazer uma mudança completa: de empresa e de estado. Para aqueles que estão preparando as malas rumo a outra região, mas com a intenção de já chegarem empregados, vale a pena observar algumas dicas.

Já não é mais tão incomum mudar de estado em busca de melhor qualidade de vida ou mesmo para se juntar à família. Para quem pretende fazer essa mudança, é possível já ir procurando uma nova posição antes de mesmo de partir. A primeira dica é atualizar seu currículo, deixando claro que tem disponibilidade para mudança.

Evitando o descarte
Quem já tem definido o novo endereço, na nova cidade, vale colocar essa informação no documento. Para aqueles que ainda não encontraram o imóvel, é mais indicado retirar do currículo o endereço atual. A ideia é não ser descartado na primeira fase da seleção, ou seja, na triagem dos currículos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

As empresas, quando estão procurando candidatos, querem saber onde eles moram. Se o candidato não atualiza o currículo com a cidade em que pretende morar ou não coloca que tem disponibilidade para mudança, ele pode ser rapidamente descartado.

Quando você encontra uma vaga de seu interesse, ainda é importante esclarecer no corpo do e-mail, quando estiver mandando seu currículo, que em determinada data você já estará morando na nova localidade.

Disponível para mudança
“Ele tem que deixar essa informação bem clara”, explica a consultora de transição de carreira da Right Management, Marcia Oliveira. Também pensando em não ser descartado nas primeiras fases da seleção, se tiver um perfil no LinkedIn, o profissional já deve indicar essa nova localização. A ideia é divulgar em todos os locais que em breve sua região de residência será outra.

Continua depois da publicidade

Quando a empresa encontra um profissional que mora em outra região, ela entende que é muito custoso uma mudança, sobretudo, se o candidato tiver família. Mas, se ele já deixa claro desde o início que, além de não ser custoso, é algo que ele tem interesse, fica mais fácil ser selecionado para uma possível vaga.

O processo de seleção
Agora, falando do processo de seleção, a consultora explica que geralmente, quando as empresas estão tratando com um profissional de outro estado, as etapas tendem a ser on-line. Se houver testes, muitas empresas fazem pela própria internet. Essa etapa costuma ser igual para todos os candidatos, seja de outro estado ou não.

Depois, para a fase da seleção com os recrutadores, acontece uma entrevista via Skype. “O Skype é uma ferramenta muito utilizada e nenhum candidato é prejudicado no processo de seleção por ter passado por alguma etapa via Skype, em vez da entrevista pessoal”, explica a consultora da DMRH, Giselle Gonçalves.

Skype
Muitos profissionais, inclusive, passam em algum momento do processo pela entrevista via Skype para conversar com os gestores que estão na matriz da empresa, que fica em outro País, por exemplo. “É algo bastante comum”, diz Giselle. Portanto, se você estiver interessado em uma posição em outro estado, abra uma conta no Skype e procure se informar como utilizar melhor a ferramenta em situações como essas.

A entrevista via Skype normalmente ocorre entre o candidato e os recrutadores. Ela também pode ocorrer entre o candidato e o possível gestor, porém, é importante estar ciente de que, em determinado momento, o profissional terá de se deslocar para a cidade, caso seja selecionado para a etapa final.

De acordo com as especialistas, as empresas não fazem distinção entre um candidato que já mora na cidade e aquele que ainda vai se mudar para lá. Este último, porém, precisa explicar muito bem o porquê da mudança. “O mercado está aberto para contratar profissionais de qualquer região, inclusive de fora do País”, diz Giselle.