Insegurança de gestores é um dos motivos para a falta de vagas para jovens

Falta de experiência, desconhecimento do potencial do jovem e falta de estrutura nas empresas também são fatores

Publicidade

SÃO PAULO – O fato de as empresas ainda destinarem poucas vagas para os jovens pode ser explicado, em parte, pela insegurança dos gestores mais velhos, segundo revela levantamento realizado pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).

Segundo a pesquisa, a insegurança dos gestores mais velhos foi apontada por 18,42% dos entrevistados como o fator que explica a falta de vagas para os profissionais mais jovens. Na opinião da coordenadora de recrutamento e seleção do Nube, Natália Caroline Varga, a personalidade da nova geração pode explicar a insegurança dos gestores.

“O profissional mais jovem chega hoje às empresas com muita vontade. A atual geração quer ocupar os cargos de liderança mais rapidamente. Além disso, eles gostam de opinar e muitas vezes não aceitam a orientação do gestor”, explica Natália.

Continua depois da publicidade

Outros motivos
Além da insegurança dos gestores, o levantamento do Nube aponta outras razões para a falta de vagas para jovens nas empresas, e a principal delas é a falta de experiência, apontada por 50,27% dos respondentes.

O desconhecimento do potencial do jovem aparece a seguir, com 25,12% das indicações, seguido pelo fato de as empresas não terem estrutura.

No que diz respeito às vagas, a coordenadora do Nube explica que, quando se trata de estágios, por exemplo, os cursos de Estatística, Enfermagem e Turismo estão entre os que oferecem menos oportunidades. Na outra ponta, contudo, estão Administração, Engenharia e Comunicação.