Candidatura a emprego de Steve Jobs aos 18 anos é leiloada por US$ 240 mil e contém lição valiosa

Cheio de erros, o papel demonstra, em perspectiva, a importância de enxergar além da superfície  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Foi leiloada por US$ 240 mil uma candidatura de Steve Jobs a uma vaga de emprego aos 18 anos de idade. Repleta de pequenos erros, a carta provavelmente causou sua dispensa antes mesmo da próxima fase do processo seletivo.

Um artigo da Inc. listou alguns erros na carta, que demonstram, no mínimo, certa falta de cuidado ao preencher o papel. O primeiro dele é a ausência de letra maiúscula no sobrenome: lê-se “Steven jobs”. Sobre o acesso a transporte, ele erra a grafia da palavra em inglês “provável”, escrevendo “probobale” em vez de “probable”.

Apesar disso, é possível notar alguns traços do que fazia com que Jobs fosse um profissional fora da curva. Graduado em Inglês, ele descrevia interesse em eletrônica, design e engenharia da computação – interconexão bastante rara na época desta aplicação (1973). Vendo em retrospecto, é válido refletir sobre o que realmente deve ser levado em conta no momento de uma seleção de candidatos, lembra Justin Bariso, fundador da Insight, no artigo da Inc

Continua depois da publicidade

Confira o papel:

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney