Bilionários têm 3 habilidades que todo mundo pode aprender, segundo Mark Cuban

Investidor acredita que alcançar o status de bilionário tem muito a ver com um toque do destino

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Mark Cuban, investidor de tecnologia e participante do Shark Tank, acredita que alcançar o status de bilionário tem muito a ver com um toque do destino. “Ser bilionário exige muita sorte, muito do estar no lugar certo, na hora certa, ou até ter a ideia perfeita”, disse Cuban em entrevista ao podcast “The Jamie Weinstein Show”.

Mas claro que só a sorte não garante nada. Cuban entende que existem três habilidades que bilionários possuem. E o melhor disso, é que qualquer um pode aprendê-las.

Confiras as 3 habilidades que Cuban acredita que todos os bilionários têm comum:

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

1. Não param de aprender

Se quer alcançar o sucesso, tenha em em mente que você deve ter desejo de aprender sempre. “Apenas se mantendo atualizado, sempre é possível ficar vivo no negócio, porque, particularmente na indústria de tecnologia, a única constante é a mudança”, explica Cuban. “Então você tem que ficar esperto, porque se não, um garoto de 12 ou 18 anos apresenta uma uma ideia muito melhor e você está fora”, afirma.

Cuban passa “mais de três horas quase todos os dias” estudando coisas novas, a fim de manter uma vantagem em seu campo. E, foi o que fez quando começo sua carreira. “Foi assim que consegui uma vantagem. Eu fiquei acordado durante várias madrugadas para aprender a programar. Passei quase oito anos, apenas mexendo com softwares paraempresas locais, mas tudo era parte de um processo de aprendizado contínuo”.

Continua depois da publicidade

2. Sabem vender seu produto

Em seguida, o Cuban diz que os bilionários geralmente tem entre duas qualidades a capacidade de “saber vender”. Para ele, não importa o que você está vendendo, mas é crucial saber como convencer as pessoas de algo.

“Quase todas as pessoas super-ricas que construíram sua própria riqueza têm a capacidade de vender sua visão, seu produto, seu serviço”, diz ele. Se perdesse todas as suas riquezas, ele acabaria recorrendo ao seu talento de vendas para reconstruí-la.

3. Se esforçam

“Eu sempre digo às pessoas, a única coisa na vida que você pode controlar é o seu esforço”, diz Cuban. Ele enxerga “Bill Gates, Steve Ballmer ou Michael Dell”, como exemplos de sucesso de persistência e esforço em suas carreiras. 

Ele diz que Michael Dell, o multi-bilionário autodidata, fundador da Dell Computers e amigo de Cuban, incorpora esss idéia. “Ele foca no projeto e coloca todo o esforço para fazer acontecer. Não espera o universo agir por ele”, diz sobre Dell. O parceiro do investidor, o bilionário Richard Branson concorda. Para ele, duas das principais regras de sucesso são: “persistir e sempre se envolver em novos desafios”.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.