Bilionário Richard Branson diz qual qualidade é essencial para atingir o sucesso

Fundador do Grupo Virgin começou a construir seu império bilionário quando tinha 16 anos e aprendeu a importância de trabalhar com pessoas

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Richard Branson, fundador do Grupo Virgin, começou a construir seu império bilionário quando tinha 16 anos. Ao longo do caminho, ele aprendeu a importância de trabalhar com pessoas. Na verdade, ele diz que as habilidades interpessoais foram a melhor coisa que desenvolveu para sua carreira, segundo a CNBC.

Para Branson, possuir esse conjunto de habilidades significa conseguir ressaltar as qualidades das outras pessoas. “Se você procura o melhor das pessoas, se as motiva, se não as critica, se sabe como orientar e dar conselhos construtivos, você possui as habilidades necessárias para ser um grande líder”, explica.

Para desenvolver habilidades interpessoais sólidas, prestar atenção é fundamental. “Você também precisa ser um grande ouvinte”, diz Branson. “Eu odeio ouvir os líderes ressaltando seus próprios pontos de vista, sem ouvir o que seus funcionários e outras pessoas têm a dizer”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além disso, Branson diz que uma outra coisa que ajuda a desenvolver essas habilidades é “anotar o que você ouve de outras pessoas” porque pode ajudar a desenvolver suas melhores ideias ou criar coisas novas.   

Em suas próprias empresas, o bilionário tenta construir uma cultura que valorize seus funcionários. “A chave para o sucesso nos negócios são as pessoas. É preciso dizer que se você valorizar sua equipe, será recompensado com clientes satisfeitos e resultados positivos”, afirma.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.