Fachada de vidro, espaço verde e cheirinho de perfume: conheça a nova sede da Natura em SP

Com 65 mil m2, prédio tem capacidade para abrigar mais de 1,6 mil colaboradores

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Natura inaugurou no final de agosto a sua nova sede administrativa, o Nasp, na zona Oeste de São Paulo. Com capacidade para abrigar mais de 1,6 mil colaboradores, além dos cerca de 350 alocados no Centro de Distribuição, o local possui uma área construída de 65 mil m2. O ambiente é amplo, claro, colorido com a paleta de cores da marca e cheira a perfume.

Ao todo são 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões, salas para atividades que exigem concentração ou privacidade, e auditório. Além disso, a infraestrutura local conta com restaurante, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem-Estar, banco, lanchonete e farmácia.

No evento de inauguração, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, afirmou estar confiante com o rumo que a empresa está tomando, principalmente por se tratar de um “período difícil nos aspectos econômicos, políticos e sociais”. “Estamos bem entusiasmados”, disse. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O InfoMoney visitou a nova sede e o centro de distribuição da Natura em São Paulo. Conheça, abaixo, o local:

Prédio

Com o projeto do Dal Pian Arquitetos, o edifício administrativo se integra ao Centro de Distribuição e, juntos, totalizam uma área de 65 mil m2. Além da fachada ser revestida com vidro, que reduz a necessidade de iluminação artificial, o prédio faz uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas, e possui teto verde, o que intensifica o isolamento térmico do local.

Continua depois da publicidade

Somado a isso, 14% dos materiais utilizados na construção têm conteúdo reciclado e toda a água utilizada nos banheiros é 100% reaproveitada da chuva.

Acessibilidade

No edifício administrativo, quatro elevadores panorâmicos, rampas de acesso e passarelas facilitam a locomoção. “O prédio tem tanta tecnologia que foi utilizada a favor da inclusão, permitindo colaboradores com deficiências físicas e cognitivas”, afirmou Josie Peressinoto Romero, Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura. Segundo ela, 16% dos colaboradores já possuem algum tipo de deficiência, e a meta é chegar a 30%. 

Salas de reunião

O edifício administrativo conta com 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões e salas para atividades que exigem concentração ou privacidade.

Stands de teste de produtos

A recepção do Nasp, assim como todos os andares do edifício, conta com stands de produtos, que podem ser testados a qualquer momento, permitindo um maior conhecimento dos produtos da empresa por seus colaboradores.

Central de Experiência da Consultora

Para aumentar a integração entre as diferentes áreas da Natura, o Nasp conta com uma Central da Experiência da Consultora, uma sala ampla com a integração de todas as áreas (vendas, tecnologia e logística), em que é possível acompanhar, em tempo real, todas as operações realizadas. Além de monitorar como está a captação e as entregas, também é possível acompanhar sites, aplicativos e redes sociais. “Tudo o que acontece na vida do negócio pode ser monitorado aqui”, explicam os coordenadores do Centro de Distribuição.

Loja para colaboradores

Colaboradores também podem aproveitar o local de trabalho para comprarem produtos. Uma loja para colaboradores e visitantes está situada no primeiro andar da empresa e conta com preços diferenciados. Lá, os produtos podem ser testados e comprados, mas não estão disponíveis para pronta entrega; o colaborador deve encomendar seus produtos e estes serão entregues em seu domicílio.

Auditório

Para a realização de eventos, festas, apresentaçãoes e até happy hour dos colaboradores, o edifício conta com a presença de um auditório. 

Lanchonete, copas e restaurante

A infraestrutura local conta ainda com uma lanchonete, copas espalhadas pelo edifício e um restaurante com capacidade para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente.

Berçário

Dentre os benefícios oferecidos pela empresa está a possbilidade da utilização do berçário, com capacidade para atender cerca de 120 crianças, por mães colaboradoras com filhos de 4 meses a 3 anos de idade. A Natura também oferece berçário para as colaboradoras de Cajamar e auxílio-creche para as colaboradoras em locais onde não é possível disponibilizar berçário.

Espaço Saúde

Ainda em construção, o Espaço Saúde será equipado com enfermaria  para atender às diversas necessidades básicas dos colaboradores, com equipe profissional capacitada para prestar atendimento e dar encaminhamento a qualquer situação de urgência e emergência. O espaço também oferece consultas médicas nas seguintes especialidades: clínico geral, ginecologia e obstetrícia e nutricionista. No futuro, o atendimento será expandido também para consultas com psicólogos e acupunturistas. Todos os atendimentos são gratuitos aos colaboradores. O espaço também oferece coleta de análises clínicas, como exame de sangue, uma vez por semana.

Centro de Distribuição (CD)

Com capacidade de produção de 2 mil caixas por hora, o Centro de Distribuição do Nasp é o maior da Natura no mundo e atende 50 mil pedidos por dia, entre e-commerce, consultoras, lojas, produtos de farmácia e demais fluxos logísticos. “É um dos mais modernos do mundo, porque conjuga a mais alta tecnologia para obter produtividade e eficiência e, também, inclusão”, afirma João Paulo Ferreira.

Todo o processo é feito por meio de esteiras e a maior parte, é automatizada, com robôs que abastecem a linha com o estoque para, depois, ser realizada a separação pelos colaboradores.