5 atividades que pessoas bem-sucedidas como Warren Buffett e Bill Gates praticam em seu tempo livre

Empreendedor e escritor estudou sobre as pessoas de sucesso, como Buffett, Gates, Jobs e Albert Eisten e descobriu hábitos em comum 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Todos podem alcançar o sucesso. E embora não haja uma fórmula mágica, certos hábitos podem ajudar você a chegar mais perto do que quer conquistar. Michel Simmons é empreendedor e escritor e estudou sobre as pessoas de sucesso, como Warren Buffett, Bill Gates, Steve Jobs, Benjamin Franklin e Albert Eisten. A ideia era entender quais hábitos eles tinham em comum.

Simmons percebeu que a forma como as pessoas de sucesso passam seu tempo livre é muito parecida e o que praticam nesse meio tempo pode ter influenciado os resultados positivos em suas carreiras.

A questão é que no geral, os executivos, empresários, cientistas que alcançaram o sucesso encontraram tempo para se afastar das tarefas do trabalho, reduzir a correria e investir em atividades que têm uma recompensa no longo prazo como maior conhecimento, ganho de criatividade e energia. Como resultado, eles atingem menos objetivos em um dia específico, mas drasticamente mais ao longo de suas vidas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o Business Insider, Warren Buffett, por exemplo, apesar de possuir empresas com milhares de funcionários, não está tão ocupado quanto você. Pela estimativa do próprio bilionário, ele passou 80% de sua carreira “lendo e pensando”. Talvez a fonte da verdadeira riqueza de Buffett não seja apenas seu dinheiro, mas também o seu conhecimento, que lhe permitiu tomar as melhores decisões.

Para você também ser capaz de construir seu próprio conhecimento e melhorar seu desenvolvimento, Simmons selecionou algumas atividades que percebeu serem as mais comuns entre as pessoas de sucesso que estudou. E você pode começar a praticá-las imediatamente. Confira:

1. Anotar suas principais reflexões

Continua depois da publicidade

Anotar sobre ideias, reflexões, planos e experiências, pode fazer você se sentir focado e concentrado. Especialistas chamam o método de “escreva para aprender”. Isso ajuda a trazer ordem e significado às experiências e se torna uma ferramenta poderosa para o conhecimento e para a descoberta. Também aumenta a capacidade de pensar sobre temas complexos que têm partes inter-relacionadas.

Pessoas de sucesso reservam um tempo de seu dia para anotar tudo o que pensam em algum tipo de diário, que pode ser um bloquinho, um conjunto de folhas, e outros modelos. Onde não importa, a questão é sempre passar para o papel as principais ideias. O executivo bilionário John Paul DeJoria, Arianna Huffington e Oprah Winfrey são algumas pessoas de sucesso que adotam essa medida diariamente: escrevem as grandes ideias e reflexões do dia.

2. Tirar cochilos

Continua depois da publicidade

Com mais de uma década de experiência, a pesquisadora Sara Mednick, da Universidade da Califórnia, em San Diego, afirmou que “com cochilos de uma hora a uma hora e meia por dia, você se aproxima dos mesmos benefícios de consolidação de aprendizado que faria em uma noite de oito horas de sono”. As pessoas que estudam pela manhã vão 30% melhor em uma prova na parte da noite, se dormirem cerca de uma hora durante o dia, segundo o estudo. Esses pequenos cochilos no dia podem aumentar o aprendizado, a memória, a concentração, a criatividade e a produtividade.

Albert Einstein costumava retornar para casa todo dia às 13h30, para almoçar e depois tirar um cochilo. Thomas Edison cochilava até três horas por dia. Margaret Thatcher dormia uma hora por dia, entre suas responsabilidades.

3. Caminhar durante 15 minutos por dia

Publicidade

Pessoas de sucesso mantém como hábito exercícios físicos. O mais comum deles é a caminhada. Segundo estudos da Universidade de Standford, fazer uma caminhada no meio do dia ajuda a aliviar o estresse, relaxa a mente e o corpo e aumenta a criatividade. Pode até estender sua vida. Segundo o estudo, caminhar 15 minutos por dia pode reduzir a expectativa de vida em 22%. Mark Zuckerberg reserva parte do seu tempo para caminhar diariamente, Steve Jobs também tinha esse hábito.

4. Ler

Todos nós temos acesso ao meio de aprendizado favorito de Bill Gates: os livros. Os melhores profissionais de todas as áreas usam a leitura para potencializar seus conhecimentos. Outro ponto positivo é que a leitura tem custo baixo, é possível comprar bons livros por preços bastante acessíveis.

Continua depois da publicidade

Muitos profissionais de sucesso separam um tempo do seu dia para ler. O bilionário Mark Cuban, por exemplpo lê mais de três horas por dia, o investidor bilionário David Rubenstein lê seis livros por semana, Warren Buffett também mantém suas leituras atualizadas, Elon Musk afirma que lia dois livros por dia quando era mais novo. Mark Zuckerberg tenta ler um livro a cada duas semanas e o CEO da Disney, Bob Iger, levanta todo dia às 4:30 da manhã para ler.

A leitura melhora a memória, aumenta a empatia e potencializa a criatividade, e mesmo não sendo sinônimo de sucesso financeiro pode ajudar muito agregando conhecimento para que você alcance seus objetivos.

5. Praticar o diálogo como forma de aprendizado

Publicidade

No livro, “Powers Of Two: Finding the Essence of Innovation in Creative Pairs” (Poder em dose dupla: encontrar a essência da inovação em pares criativos”, em tradução livre), o autor Joshua Shenk, afirma que a criatividade é social e não individual. O livro analisa uma pesquisa acadêmica sobre inovação, destacando pares de pessoas como John Lennon e Paul McCartney, Marie e Pierre Curie e  Steve Jobs e Steve Wozniak que juntos fizeram muito sucesso.

A ideia é que ninguém consegue fazer tudo sozinho. Separe um tempo para conversar e discutir com as pessoas a sua volta. A criatividade é estimulada durante conversas, diálogos, e discussões seja em dupla ou em grupo. É humilde aceitar que você pode aprender muita coisa com outras pessoas.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.