De Wall Street para o Mercado Livre: co-fundador do site revela dica valiosas para carreira

Em entrevista ao InfoMoney, Stelleo Tolda conta que em sua carreira sempre buscou tomar atitudes, por mais que isso envolvesse algum tipo de risco ou incerteza 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – “O essencial é assumir riscos”, afirma Stelleo Tolda, diretor de operações e co-fundador do Mercado Livre, sobre como o empreendedor deve lidar com sua carreira, e em consequência, com seu negócio. Nascido no Rio de Janeiro, ele foi morar nos Estados Unidos no período de faculdade, quando cursou engenharia mecânica em Stanford, na Califórnia, região conhecida como Vale do Silício.

Em entrevista ao InfoMoney, ele conta que em sua carreira sempre buscou tomar atitudes, por mais que isso envolvesse algum tipo de risco ou incerteza. “Uma carreira é construída a partir de escolhas e isso envolve acertos e erros. Acredito que o mais importante é aprender sempre, em todas as oportunidades”, conta.

Stelleo pretendia construir uma carreira no mundo financeiro de Wall Street, quando Marcos Galperín, fundador do Mercado Livre, apresentou a ideia de abrir uma empresa na internet. A ideia ousada atraiu o empreendedor, que mesmo trabalhando no consolidado Lehman Brothers optou por mudar os rumos da carreira e se arriscar no novo negócio.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Ele conta que atuar como COO do Mercado Livre está sendo um dos maiores desafios de sua carreira. “Gerenciar uma empresa que vem crescendo a dois dígitos anualmente e que tem potencial para crescer ainda mais é uma grande responsabilidade. Em 2016 o Mercado Livre registrou um crescimento de 30% em sua receita líquida na América Latina. No Brasil, principal operação da empresa, o crescimento em reais foi de 60%. Atuar na condução dessa nave é tão desafiador quanto a decisão que tomamos, lá no início, ao criá-la”, revela.

Segundo Tolda, além de assumir riscos, outras frentes são importantes para um negócio dar certo. “Contar com uma equipe de profissionais capacitada e comprometida, é muito importante. Atue com foco no cliente, entenda que ele é a razão do negócio existir, e por isso, as decisões têm sempre que levá-lo em consideração. Por fim, planeje e, mais do que isso, execute o plano sempre buscando a excelência”, explica.

Ele salienta ainda um outro ponto: a visão de longo prazo. “O tempo de maturação de um negócio às vezes é maior que se imagina; paciência é um componente importante”, afirma.

Continua depois da publicidade

Para Stelleo, o passo mais certeiro de sua carreira advém da mesma premissa de assumir os riscos e fugir do conservadorismo. “Quando decidi empreender no Mercado Livre, deixei para trás a carreira na área Financeira que estava construindo no Lehman Brothers, instituição centenária nos Estados Unidos, para arriscar e me direcionar para um setor que estava nascendo. Não posso dizer que foi uma decisão fácil, mas, sem dúvida, foi acertada”, conta.

Tolda diz para quem está começando agora, aproveitar todas as oportunidades para aprender. “Use ao máximo o conhecimento técnico e as experiências de vida, os valores adquiridos com a família, o aprendizado em sala de aula, os conselhos recebidos de mentores, as leituras feitas… enfim, é com tudo isso que se constrói uma carreira bem-sucedida”, conta o COO. Ele diz ainda que estar antenado no meio onde atua e buscar oportunidades de aprendizado é uma grande vantagem.

O executivo conta ainda que uma frase é muito marcante para ele é do filme Forrest Gump: “‘A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar’. Essa frase me faz lembrar sempre que as incertezas fazem parte da vida e, por isso, é preciso aprender a conviver com elas. Nem sempre é possível executar os planos da forma como foram concebidos. É preciso estar aprendendo sempre, e preparado para mudanças”, afirma o COO.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.