8 ensinamentos da VP de Pessoas do Facebook a todos os seus gestores

Ao chegar a um cargo de liderança na empresa de Zuckerberg, todos os profissionais devem aprender essas lições

Paula Zogbi

Escritório

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SÃO PAULO – Desde 2008, Lori Goler trabalha no Facebook. Ela é Vice Presidente da área de Pessoas, e tem para si a missão de transformar a companhia em um lugar “baseado em forças”.

Segundo o site Business Insider, que entrevistou a executiva, seus métodos de recrutamento seguem as regras do livro “Primeiro, quebre todas as regras”, segundo as quais gestores devem focar em pontos fortes e ignorando fraquezas.

Confira oito das lições principais desse estilo de recrutamento, as quais são ensinadas aos funcionários do Facebook:

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1. Relacionamentos interpessoais são cruciais para o sucesso

Para saber se a equipe está motivada, é preciso garantir alguns pontos essenciais.

Todos os funcionários devem saber o que é esperado deles no ambiente de trabalho; ter o equipamento necessário para trabalhar e a oportunidade de fazer o que sabem melhor; receber reconhecimento com frequência; sentir-se importantes e encorajados; ser ouvidos; acreditar na missão da empresa; ver comprometimento entre os colegas; ter um amigo; conversar sobre progresso e ver que teve oportunidade de aprender e crescer.

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2. Gestores não seguem a regra de ouro

Para o livro, a regra de tratar o outro da mesma forma que gostaria de ser tratado não é interessante para quem está na posição de gestor. A sugestão é tratar o outro da forma como essa pessoa gostaria de ser tratada, não importando quem seja.

3. Líderes e gestores são necessários, e totalmente diferentes

Para os autores, bons gestores devem olhar a companhia internamente, enquanto bons líderes têm a visão externa – e, portanto, não devem ficar em necessidades individuais. Ambos são igualmente importantes dentro da companhia e um não deve substituir o papel do outro.

4. Contrate talentos

A definição de talento usada no livro é um “padrão recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que possa ser aplicado produtivamente”. Determinação e inteligência são fatores a ser analisados posteriormente.

5. Pessoas devem ser guiadas por resultados, não caminhos

Bons gestores oferecem a possibilidade de seus funcionários atingirem seus objetivos – previamente estabelecidos – através dos caminhos que escolherem.

6. Bons gestores passam a maior parte do tempo com as melhores pessoas

Embora a intuição diga que passar mais tempo com as pessoas que têm mais dificuldade é produtivo, os autores acreditam que são os funcionários com melhor desempenho que trazem o crescimento de uma empresa. Portanto, esses são os que merecem mais atenção.

7. Atenção ao caminho

Muitas companhias promovem bons funcionários para funções que não permitem que exerçam seus talentos. A solução é criar posições mais altas diferentes, de forma que o funcionário possa ser recompensado ao mesmo tempo que produz.

8. Saiba fornecer feedbacks

Revisões de desempenho devem ser semestrais ou anuais, e nunca uma surpresa para os funcionários. A frequência ideal é variável, mas conversas são essenciais para manter o alinhamento.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney