7 dicas certeiras para tomar as melhores decisões mais rápido

Use a sua intuição para começar a pensar nas soluções para os seus problemas

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas decisões são capazes de mudar todo o rumo da sua vida. Justamente por isso, toma-las pode parecer a atividade mais difícil do mundo e “travar” completamente o seu cérebro. Toma-las rapidamente parece simplesmente impossível.

Isso é potencializado quando as decisões também concernem a outras pessoas ou mesmo empresas. Decisões que envolvem terceiros devem ser sempre as melhores possíveis, sem espaço para deslizes.

Segundo a colunista do Business Insider Lynn A. Robinson, esses são os momentos de usar a famosa intuição. Ele listou 7 estratégias para sempre tomar as melhores decisões rapidamente, que reproduzimos a seguir:

Continua depois da publicidade

1. Questione sua intuição

Essa estratégia consiste em exercitar a mente a responder questões com respostas mais elaboradas do que “sim” ou “não”. Mantenha diálogos com a sua mente, faça com que ela responda questões como: “o que podemos fazer para melhorar nossa produtividade neste mês?”, por exemplo.

Depois, escreva as respostas – todas elas – em um papel, sem censurar ideias.

2. Pense em imagens

Caso sua mente não consiga focar em soluções lógicas, imagine uma imagem simbólica dessa solução na sua cabeça. A intuição pode vir representada visualmente, explica a especialista.

3. Medite

Para focar, relaxar e prestar atenção na sua respiração pode ser uma estratégia interessante. Tenha pensamentos positivos e em palavras como “calma” e “paz”. Isso cultiva criatividade e intuição.

4. Mexa-se

Exercitar-se é uma maneira de oxigenar o cérebro e, consequentemente, clarear as ideias. Pause o stress e vá caminhar ou correr. O importante é sair do escritório e tirar a cabeça do problema.

5. Sonhe acordado

Outra boa estratégia é criar fantasias e imaginar-se na situação que precisa resolver. Formule respostas, conversas e debates. Preste atenção também ao seu redor: a resposta pode vir à sua mente depois de ler um livro ou observar uma propaganda na televisão.

6. Sinta

Quando frente a uma decisão importante, tente imaginar como se sentiria ao mergulhar de cabeça no “sim”. Só assim será possível entender se essa é a decisão que você prefere tomar. Caso a sensação seja negativa, pense outra vez.

7. Ouça seu corpo

Estômago embrulhado é algo a se prestar atenção durante as tomadas de decisão, bem como outras reações do corpo às possíveis mudanças. Leia os sinais do seu corpo, eles são termômetro da intuição.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney