Os melhores livros que Bill Gates leu em 2015

O homem mais rico do mundo listou suas dicas de leituras realizadas neste ano – um deles fala sobre impeachment

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O ano de 2015 está acabando, e nele, Bill Gates faz muitas leituras boas. De acordo com o Market Watch, eles são focados em como as coisas funcionam, sejam elas objetos ou nós humanos. Gates admite que alguns deles são leituras pesadas, mas veja as seis recomendações do homem mais rico do mundo em 2015:

1. The Road to Character – David Brooks

Lançado neste ano, o livro não tem tradução para o português por enquanto. Gates diz que é “um olhar que provoca o pensamento sobre como é viver bem”. Para o bilionário, Brooks, que é colunista do New York Times, quer “não apenas fazer o bem, mas ser bom”. É o quarto livro do autor e fala principalmente sobre humildade.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Mindset: atitude mental para o sucesso – Carol Dweck

Publicado em português em 2014, o livro, escrito por uma professora de psicologia na Universidade de Stanford fala sobre atitudes mentais corretas para pessoas que querem ter sucesso. Para ela, isso não está fixado em nossos genes.

“Um dos motivos para eu amar o Mindset é porque ele é orientado em soluções”, escreve Gates. “No capítulo final, Dweck descreve o workshop que ela e seus colegas desenvolveram para mudar as mentes de seus alunos de fixadas para um movimento de crescimento”, conclui.

Continua depois da publicidade

3. Being Nixon – Evan Thomas

Um retrato de Richard Nixon, único presidente dos EUA a vislumbrar a probabilidade de um impeachment. Gates ressalva que o estilo de gerenciamento de Nixon também pode ser um guia do que não fazer: ele evitou conflitos. “Vale a pena ler se você se interessa pelo quão brilhante, conflituoso e complicado foi este homem”, escreveu o bilionário.

4. Sustainable Materials With Both Eyes Open – Julian Allwood and Jonathan Cullen

Continua depois da publicidade

Outro título não traduzido para o português. Gates se diz intrigado por algumas das ideias deste livro, sobre como chegar à demanda crescente por materiais, sem destruir o meio ambiente. O autor sugere usar menos e de maneira mais eficiente: uma construção poderia ser destruída e remodelada, por exemplo.

De acordo com o criador da Microsoft, o livro é bastante denso, mas vale a pena o entendimento das conclusões.

5. Thing Explainer: Complicated Stuff in Simple Words – Randall Munroe

Publicidade

Para Gates, este é um “guia maravilhoso para mentes curiosas”. A ideia é simples, mas difícil: ele usa apenas as mil palavras mais comuns da língua inglesa para explicar como as coisas funcionam. De acordo com o bilionário: “se você não consegue explicar algo com simplicidade, você não entendeu completamente”.

6. Eradication: Ridding the World of Diseases Forever? – Nancy Leys Stepan

Escrito por uma historiadora em linguagem acadêmica, o livro pode ser de difícil compreensão. Mas Gates diz que vale a tentativa. “Você sai da leitura com uma noção mais clara sobre como usar lições do passado para guiar esforços futuros para salvar vidas”, ele escreve.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney