Morre empresário Olacyr de Moraes, conhecido como “Rei da Soja”

Empresário se consagrou como o mais jovem bilionário brasileiro a aparecer no ranking da Forbes

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Na madrugada desta terça-feira (16), faleceu o empresário Olacyr de Moraes, mais conhecido com “Rei da Soja”. A morte foi informada na conta oficial do Facebook do empresário.

Moraes, 84 anos, estava internado havia dois dias no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e há um ano e meio vinha lutando contra um câncer de pâncreas. O corpo será cremado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra.

História
Nascido em Itápolis, no interior de São Paulo, o empresário se tonou um dos homens mais ricos do mundo nos anos 80 e 90, se consagrando como o mais jovem bilionário brasileiro a aparecer no ranking da Forbes.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com um patrimônio avaliado em mais de US$ 1,2 bilhão, chegou a ter 50 mil hectares de plantação de grãos, principalmente nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, um império de 40 empresas que iam do setor de construção ao agropecuário.

Mudou-se para São Paulo ainda criança e aos 14, começou a trabalhar ajudando seu pai a vender máquinas de costura. Com 19 anos, abriu em parceria com seu irmão uma empresa de transporte de cargas.

Em 1957, foi criada a Construção e Transportes Constran Ltda, que prestava serviços para a Prefeitura, e teve o capital aberto em 1971. Os lucros da construtora foram aplicados em outros ramos, como o bancário, com a criação do Banco Itamarati.

Continua depois da publicidade

Onze anos depois, criou a Orpeca S. A., uma empresa voltada para a criação de gado no norte do Mato Grosso e em 1973, criou a Itamarati Agro Pecuária S. A., no Mato Grosso do Sul, para a produção milho, arroz, trigo, algodão e soja. Logo depois abriu a Itamarati Norte S/A, em Cuiabá, onde passou a produzir milho, algodão e soja.

Em 1979, abriu a Calcário Tangará, no Mato Grosso, voltada para a exploração de calcário para a correção do solo. Em 1985, funda a Calcário Itamarati, no Mato Grosso do Sul. No início dos anos 80 construiu a Usinas Itamarati S/A, voltada ao cultivo de cana-de-açúcar.

Veja abaixo algumas frases citadas pelo empresário:

“Dinheiro é muito bom, mas nada é melhor que nossas famílias, nossos amigos e nos sentirmos bem com nós mesmos. Isso traz energia suficiente para vencermos todos os obstáculos.”

“Não seja empurrado por seus problemas. Seja conduzido por seus sonhos.”
“Sorria sempre, mesmo quando tudo estiver dando errado! Mostre para a tristeza que você é mais forte do que ela.”
“Ser livre é ser capaz de aproveitar as oportunidades geradas pelas suas escolhas durante a vida.”
“Não podemos esquecer que o tempo passa rápido e perdemos muito quando não aproveitamos os momentos de alegria e felicidade.”

“Nosso tempo é limitado neste mundo, por isso meus queridos amigos: não o desperdicem!”

“Se eu pudesse em apenas uma frase resumir todos os meus ensinamentos, eu diria: jamais vou parar de aprender com as experiências da vida.”

“O trabalho sempre constrói! Lute, persevere, insista no que você acredita e encare as dificuldades como lições de vida.”

“O maior segredo da vida é viver um dia de cada vez, mantendo sempre o otimismo e um belo sorriso no rosto. Uma boa tarde a todos vocês.”