8 hábitos diários surpreendentes das pessoas mais bem-sucedidas do mundo

Acordar cedo, planejar o dia com antecedência e criar metas de curto prazo ajudam a agilizar a rotina

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Todo mundo tem hábitos que pratica diariamente e o filósofo Aristóteles já dizia que “somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”.

A COO do Facebook, Sheryl Sandberg, por exemplo, tem um hábito bem saudável e pouco coerente com sua profissão, que demanda muita conectividade e presença Ela afirma que precisa se desconectar completamente do mundo para descansar.

Já a rotina de Richard Branson, fundador do Virgin Group, é justamente não ter rotina. Ele diz que cada dia precisa ser único, então, sua dica para o sucesso é, por exemplo, tirar pausas para tomar chá ou desfrutar de um longo banho bem quente. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que sua resolução para 2015 seria ler um novo livro a cada semana para ampliar sua cultura e crenças.

Existem hábitos que são simples de se adaptar e podem te ajudar a chegar mais perto do sucesso. Confira quais são os hábitos de alguns ícones do mundo dos negócios, listados pelo site Love Mondays:

1- Acorde cedo
Pelo menos é isso que Robert Iger, CEO da Disney, recomenda. Ele acorda às 4h30 da manhã todos os dias, incluindo os domingos. Nesse caso ele tem o apoio da ciência, pois pesquisas mostram que pessoas bem sucedidas não dormem até tarde.

Continua depois da publicidade

2- Tenha um planejamento
Essa é a dica de Benjamin Franklin. Pessoas de sucesso sabem da importância de ter metas diárias e os fins de semana não são exceção. Deixar o dia correr à vontade e de qualquer jeito não é uma boa opção.

3- Não queira fazer tudo ao mesmo tempo
As pessoas multi-task, segundo Timothy Ferris, autor do best-seller “Trabalhe 4 Horas por Semana”, têm eficiência reduzida. Segundo ele, é preciso estar presente em cada atividade. Ele recomenda que você tenha uma ou duas metas ou desafios por dia para assegurar a produtividade.

4- Tenha tempo para hobbies
Warren Buffet, investidor de maior sucesso do século XX, gosta de tocar ukulele no tempo livre, sabia? Você pode não acreditar, mas esse seu hobby ajuda muito em seu crescimento profissional. O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, gosta de pintar, por exemplo, e a famosa atriz Meryl Streep faz tricô nos momentos de folga.

5- Encontre tempo para refletir
Esse é o conselho de Bill Gates. Segundo o fundador da Microsoft, é “ótimo celebrar o sucesso, mas é mais importante aprender as lições da derrota.” Os fins de semana são perfeitos para essa reflexão, que nos preparará para uma semana ainda melhor.

6- Exercite-se antes de iniciar suas tarefas
Não importa o tipo de exercício. Pode ser yoga, natação, corrida. o importante é se exercitar antes do trabalho. Ursula Burns, CEO da Xerox, inicia um treinamento às 6h da manhã duas vezes por semana e Frits van Paasschen, CEO do Starwood Hotels, corre durante uma hora toda manhã, começando às 5h30. Esse tipo de exercício antes do café da manhã ajuda a reduzir o estresse do restante do dia e melhora o sono.

7- Trabalhe a sua criatividade escrevendo
Dedicar-se a outra atividade como escrever um romance ou poesias pode contribuir muito para seu sucesso profissional. Além disso, estudos mostram que escrever um pouco por dia tem resultados melhores do que fazer uma história de uma vez só.

8- Passe momentos de qualidade com a sua família
As pessoas de sucesso usam suas manhãs para investir no relacionamento com a família. Judi Rosenthal, executiva financeira em Nova Iorque, diz que suas manhãs são essenciais para ajudar sua filha a se vestir, fazer a cama, o café da manhã e conversar um pouco. Segundo ela, esses 45 minutos são “o tempo mais precioso que tenho no dia.”