O que pessoas bem-sucedidas fazem durante suas noites

Inspire-se nos hábitos noturnos de pessoas que marcaram o mundo

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Uma boa parte dos empreendedores concorda que é no período da manhã que a genialidade deles “funciona” melhor. Os CEOs da Starbucks, Howard Schultz; Xerox, Ursula Burns; e GE, Jeff Immelt, por exemplo, acordam bem cedo para aumentar a produtividade.

No entanto, as noites também são importantes para garantir o sucesso. A revista Fast Company fez uma lista com os hábitos de algumas mentes brilhantes da humanidade. Confira:

Ler
“Você tem ideia do que é fazer um filme? Oito horas de trabalho pesado todos os dias para conseguir três minutos de filme”, afirmou o diretor de cinema sueco Ingmar Bergman em uma entrevista de 1964. Ele costumava aproveitar as noites para visitar amigos, assistir televisão e, principalmente, ler livros.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um estudo da Universidade de Sussex, do Reino Unido, descobriu que seis minutos de leitura por dia são suficientes para reduzir o estresse em até 68% – esta é uma excelente justificativa para começar a ler antes de dormir.

Dormir cedo
O compositor Ludwig Van Beethoven raramente trabalhava em suas músicas de noite. Na verdade, ele costumava dormia antes das 22h e ainda dizia que nove horas de sono eram necessárias para potencializar os afazeres do dia seguinte.

Para quem não tem o costume de dormir cedo, vale colocar lembretes no celular para lembrá-lo a hora de se deitar.

Continua depois da publicidade

Ficar com a família
Carl Jung, o pai da psicologia analítica era conhecido por ser workaholic, apesar de ter escrito que “alguém que está muito cansado e continua trabalhando mesmo assim é um tolo”. Mesmo assim, ele procurava estar em casa todas as noites para preparar refeições para a família. Segundo o psicoterapeuta, passar o tempo em família é uma das melhores maneiras de garantir a qualidade de vida.

Pensar
O inventor Benjamin Franklin aproveitava as suas noites para refletir sobre o próprio dia, analisar suas atitudes e perguntar para si mesmo “O que eu fiz de bom hoje?”. Você também pode se beneficiar com um momento de introspecção; tire uns minutos da noite para avaliar os pontos ruins e bons do dia e tentar achar soluções para que o amanhã seja ainda melhor.

Converse
Os famosos livros “Razão e Sensibilidade” (1811) e “Orgulho e Preconceito” (1813) provavelmente teriam ficado prontos se não fossem as noites da escritora britânica Jane Austen. Ela usava o período para ler tudo o que escrevia para seus familiares.

Continua depois da publicidade

Mesmo que você não seja um escritor ou artista, você pode compartilhar seus projetos com amigos e a família mais próxima e pedir conselhos. Muitas vezes, esse tipo de feedback é o que mais ajuda.

Trabalhe
O escritor Henry James nunca deixava de produzir. Há quem diga que ele escrevia todos os dias até o fim de sua vida. Depois do jantar, ele passava as noites fazendo anotações para o trabalho do dia seguinte. Claro que trabalhar tanto assim pode não fazer bem, mas você pode definir suas prioridades antes de ir para a cama; comece determinando as cinco tarefas mais importantes do dia seguinte.

Prepare-se
O novelista londrino Sir Kingsley Amis parava de escrever quando descobria o que viria a seguir. A atitude tornava o trabalho do dia seguinte mais fácil, já que ele sabia por onde começar. Ou seja, você pode usar as noites para tornar a rotina matinal ainda mais fácil: separe a sua roupa ou prepare o almoço do dia seguinte.