8 passos difíceis e lentos de construir uma fortuna

O caminho para ser um milionário, na maioria das vezes, não é fácil

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O dinheiro, claro, não é tudo. Porém, a definição de sucesso para muitas pessoas inclui uma fortuna ou uma conta bancária gorda.

Porém, o cofundador e CTO do HubSpot, Dharmesh Shah, lembra que o caminho para se tornar um milionário, na maioria das vezes, não é fácil e nem rápido. Veja a lista, que ele fez para o site Entrepreneur, de oitos passos lentos para estar entre os mais ricos da população:

1 – Pare de ficar obcecado em dinheiro
Pode parecer contraditório, mas a dica é parar de ficar só pensando em dinheiro. Assim, você muda o foco para fazer as coisas que realmente vão contribuir para a construção da riqueza. “Pare de ver o dinheiro como o objetivo principal, e passe a vê-lo como o resultado por fazer as coisas certas”.

Continua depois da publicidade

2 – Comece a rastrear quantas pessoas você ajuda
De acordo com o empreendedor, as pessoas mais bem sucedidas que ele conhece são muito úteis e incrivelmente boas para entender outras pessoas e ajudá-las a alcançar os objetivos.

“Eles sabem que o seu sucesso depende, em última instância, do sucesso das pessoas ao seu redor”, afirma. “Então, eles trabalham duro para fazer das outras pessoas um sucesso: seus funcionários, seus clientes e seus fornecedores.”

3 – Pare de pensar em fazer um milhão de dólares e comece a pensar em servir um milhão de pessoas
Quando você tem alguns clientes e o objetivo é ganhar muito dinheiro, você vai trabalhar em busca de extrair o último centavo do cliente. Mas quando você encontrar uma maneira de servir um milhão de pessoas, outros benefícios começarão a aparecer.

O efeito boca a boca, por exemplo, é ampliado, o feedback que recebe é muito maior e, consequentemente, as oportunidades para melhorar os produtos e serviços aparecem.

4 – Veja o ato de ganhar dinheiro como uma maneira de fazer mais coisas
 “Existem dois tipos de pessoas. O primeiro faz as coisas porque querem ganhar dinheiro. O que eles fazem não tem muita importância contanto que eles ganhem dinheiro. Já o segundo tipo quer ganhar dinheiro porque ele permite fazer mais coisas”, afirma.

Segundo o empreendedor, embora seja possível descobrir um produto que todo mundo quer e ficar rico, as empresas mais bem sucedidas evoluem e crescem, e investem o dinheiro em uma busca incessante da excelência. Como exemplo, ele cita uma frase de Walt Disney: “Nós não fazemos filmes para ganhar dinheiro, ganhamos dinheiro para fazer mais filmes”.

5 – Faça uma coisa melhor
Escolha uma coisa para focar e ser melhor do que a maioria. “Seja impiedosamente autocrítico, não de uma maneira masoquista, mas para garantir que você continue a trabalhar para melhorar em todos os aspectos”, afirma.

Shah lembra que pessoas bem sucedidas financeiramente fazem pelo menos uma coisa melhor do que quase todo mundo ao seu redor.

6 – Faça uma lista das dez melhores pessoas do mundo em uma coisa
Como você escolheu os dez? Como você determina quem foi o “melhor”? Como você mede o seu “sucesso”? Utilize os critérios escolhidos para fazer a lista para acompanhar o próprio progresso.

Não basta admirar pessoas bem sucedidas, é importante ver de perto o que as torna bem sucedidas e use esses critérios para criar as próprias medidas de sucesso.

7 – Acompanhe sempre o seu progresso
Temos a tendência de tornar-se o que medimos, por isso, acompanhar o seu progresso, pelo menos uma vez por semana, ajuda a melhorar o progresso.

8 – Crie rotinas que garantem o progresso
Segundo o empreendedor, o caminho para chegar a um objetivo está baseado na criação de rotinas. Estabeleça metas, crie rotinas, acompanhe seu progresso e conserte o que não funciona.